Baciro Dja fez a exortação ao dirigir-se aos militares na abertura de um curso de línguas para os soldados em que se encontravam vários oficiais generais, entre os quais o chefe das forcas armadas guineenses, o general Biague Nan Tan.

Num tom de voz visivelmente irritado e expressando-se em crioulo, o primeiro-ministro guineense afirmou que o seu Governo pretende "deixar as coisas bem claras" sobre o facto de a Guiné-Bissau ser "um Estado soberano e independente que custou sangue e suor dos seus filhos".

"Felicitamos a forma como acompanham o processo de estabilização da Guiné-Bissau mas não à ingerência nos assuntos internos do país. Isso que fique claro: Não à ingerência nos assuntos internos da Guiné-Bissau. Apenas compete aos guineenses resolverem os seus problemas", sublinhou Dja recebendo palmas dos militares.

O chefe do Governo guineense não se referiu a nenhuma situação de alegada ingerência em concreto, mas disse ser óbvio que o país conta com a comunidade internacional embora não possa aceitar que esta lhe diga quem deve ser dirigente.

"Não nos podem dizer que temos que fazer um Governo de unidade nacional, até nos dizem quem deve ser primeiro-ministro desse Governo. Não podemos permitir isso", defendeu Baciro Djá, chamando atenção do líder militar do país.

"Senhor chefe do Estado-Maior General das Forcas Armadas é preciso estarmos atentos", observou Baciro Djá.

MB // EL

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.