De acordo com o documento e com o despacho do Ministério da Indústria que autorizam o investimento, consultados hoje pela Lusa, o grupo angolano Intensity poderá produzir anualmente, a partir desta unidade, 150 toneladas de derivados de tomate, entre sumo, massa e ketchup.

A fábrica será instalada no polo industrial de Lucala, naquele município do Cuanza Norte, e beneficiará de incentivos fiscais ao abrigo do contrato de investimento privado rubricado com o Estado, nomeadamente a redução em 70% do pagamento de vários impostos, durante oito anos.

O início da atividade desta fábrica está previsto para janeiro de 2018, após um investimento estimado pelo grupo Intensity de 1,496 milhões de dólares (1,39 milhões de euros) e a criação, inicial, de mais de uma dezena de postos de trabalho qualificados.

Angola vive desde finais de 2014 uma profunda crise económica e financeira decorrente da quebra das receitas com a exportação de petróleo e já este ano o Governo lançou um programa que visa diversificar a economia, reduzindo as importações e aumentando as exportações, tendo a agroindústria como um dos pilares.

PVJ // JPS

Lusa/Fim