Os seis táxis da 'start-up' nuTonomy - veículos elétricos Renault Zoe e Mitsubishi i-MiEV - circulam numa área de quatro quilómetros quadrados, com locais de recolha e largada de passageiros. Os percursos a realizar devem ser reservados através de 'smartphone', na aplicação da empresa, com sede nos Estados Unidos.

"O teste representa uma oportunidade extraordinária para recolher a opinião dos passageiros em ambiente real", declarou o presidente e cofundador da 'start-up', Karl Iagnemma.

"Estas opiniões vão dar uma vantagem única à nuTonomy, que está a preparar a introdução de uma frota de veículos autónomos em 2018", acrescentou.

Apesar de a condução dos veículos ser autónoma, um engenheiro da nuTonomy encontra-se a bordo em cada percurso, para observar o funcionamento do veículo e poder intervir se surgirem problemas, de acordo com a empresa.

Outras iniciativas com esta nova tecnologia foram já anunciadas.

Nas semana passada, a empresa norte-americana de aluguer de veículos por telemóvel Uber indicou que vai começar a usar, até final deste mês, viaturas sem condutor na cidade norte-americana de Pittsburgh (Pensilvânia).

Em maio, a empresa Alphabet, casa-mãe do gigante da internet Google, anunciou uma parceria com o construtor automóvel Fiat Chrysler para desenvolver uma frota de veículos autónomos, que espera começar a usar até final do ano.

EJ // JMR

Lusa/Fim