Além do encontro com Xi Jinping - que é destacado pela diplomacia portuguesa por o chefe de Estado chinês receber em audiência poucos primeiros-ministros estrangeiros -, António Costa reúne-se logo após chegar a Pequim, no Palácio do Povo, com o presidente do congresso chinês, Zhang Dejiang.

Ainda em relação à parte institucional do programa, António Costa encontra-se com o seu homólogo chinês, Li Keqiang, no domingo, a meio da tarde - reunião que será seguida por declarações à imprensa dos dois primeiros-ministros.

Numa visita em que estará acompanhado pelos ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, António Costa terá nesse mesmo domingo, na capital chinesa, um pequeno-almoço com empresários chineses, seguindo depois, a meio da manhã, para uma conferência com investidores, promovida pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e pela CCILC chinesa.

Além da parte económica, outro dos objetivos da visita de António Costa relaciona-se com a difusão da língua e da cultura portuguesa, razão pela qual em Pequim, durante o seu segundo dia de presença na China, desloca-se à Universidade de Tsinghua.

Nesta universidade, o líder do executivo português fará uma intervenção num painel subordinado ao tema "A língua portuguesa como fator multicontinental para a cooperação política e prosperidade económica".

Também em Pequim, com o ministro da Cultura ao seu lado, vai estar presente na cerimónia de inauguração do festival de cinema português - iniciativa considerada pioneira na China e que tem a colaboração da Cinemateca Portuguesa.

Na segunda-feira, António Costa estará em Xangai, com a componente comercial a dominar a totalidade do programa do primeiro-ministro na cidade que é considerada a capital económica da China.

As vertentes económica, cultural e histórica marcarão a passagem de António Costa por Macau, que terá como momento alto a cerimónia de abertura da 5.ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, na terça-feira.

António Costa termina a visita à China na quarta-feira em Shenzhen, com uma deslocação à sede da multinacional tecnológica Huawei, na província de Guangdong, a 25 quilómetros a norte de Hong Kong.

PMF // SMA

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.