"É um dos direitos humanos, ler é ter dignidade e liberdade, ler é poder", afirmou Teresa Calçada, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, onde foi lançada a nova fase do PNL.
Para a responsável, o combate pela leitura não se esgota numa escolarização crescente.
"Numa sociedade em que a dispersão, a superficialidade e a distração são dominantes e em que, por força de múltiplas razões - e em grande medida a dos algoritmos que condicionam as nossas vidas mais do que se julga -, se confunde abundância de dados com saber validade, exige-se valorização social da leitura", sublinhou.
Segundo a responsável, a ideia fundadora do PNL 2027 é "a palavra, tomada do seu sentido capital, fala o mundo".
De acordo com a comissária, este PNL 2027 tem como uma das suas linhas de força "colocar a leitura e a escrita no centro da escola, de modo a desenvolver as competências leitoras, aprender a ler, interpretar, compreender, ler de forma orientada em sala de aula, ler a par, em voz alta, silenciosamente, ler mais, em grupos, em clubes, ler sempre e em todo o lado".
O objetivo é permitir que os alunos consigam " lidar de forma crítica com informação, para estruturar o conhecimento, melhorar as aprendizagens, a qualificação e o sistema educativo".
"Aprender a ler e ler para aprender é uma máxima a honrar", sustentou.
Outra linha do PNL, apontou, é a realização de estudos científicos que permitam uma "perceção longitudinal da evolução das competências e práticas leitoras dos portugueses", como base para diagnóstico, tomadas de decisões e identificação de novas linhas de inovação e investigação.
"Como linhas de força pretendemos alargar o público alvo, das crianças aos adultos, designadamente jovens adultos e adultos em qualificação, certos da necessidade e do valor de aprender ao longo da vida", bem como "incentivar a prática de escrita, forma de expressão pessoal, interação e comunicação, enquanto condição para reforçar as capacidades ler, de ler bem, com fluência, conciliando o analógico e o digital", sublinhou.
O PNL prevê ainda "valorizar todas as literacias em relação às quais a leitura e a escrita são nucleares e transversais, tirando partido do convívio dos textos e do livro, com o áudio, o vídeo e a multimédia", e "cuidar da leitura por prazer, favorecendo a existência de espaços e tempos, oportunidades formais e informais para exercitar a prática e o gosto de ler", disse.
Está também previsto consolidar o trabalho colaborativo entre bibliotecas escolares e municipais, alargando-o às bibliotecas do ensino superior.
Para Teresa Calçada, é obrigação do Estado apoiar a prática da leitura, não competindo ao Estado dizer o que se deve ler, mas sim dizer que se deve ler.
"Compete-lhe, como em qualquer política publica [...], investir, apoiar e criar as condições necessárias e fundamentais para que todos tenham acesso à leitura, mas a leitura não acontece de forma espontânea, adquire-se, é adquirida e, para tal, exige competências, bastantes competências", sublinhou.
Nesta cerimónia de lançamento do PNL, os ministros da Cultura e da Educação - entre outros governantes, personalidades da vida pública nacional, jovens e crianças - leram excertos de obras escolhidas por si.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, escolheu o trava-línguas "O Rato e o Rei", mostrando o seu "sotaque raiano", enquanto o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, optou por ler excertos do poema de Eugénio de Andrade "A Casa de Siza [Vieira] na Boa Nova".
O PNL estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi criado em 2006 pelo Governo, para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses.
Na primeira década de atividade, o projeto envolveu a realização de estudos, trabalho de promoção do livro e da leitura em todos os agrupamentos de escolas, envolvendo municípios, a Rede de Bibliotecas Escolares, professores, bibliotecários, pais e alunos.
Uma das faces mais visíveis do PNL foi a criação de listas anuais de livros, recomendados para leitura para diferentes níveis letivos e em contexto escolar e familiar.
JAP (SS) // ROC
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