Considerado pelo New York Times um dos melhores livros para crianças de 2014, "O piloto e o Principezinho" chega agora a Portugal, apresentando uma biografia do piloto francês e autor da obra "O principezinho".

Num registo semelhante ao que já tinha feito sobre a vida e obra de Charles Darwin, em "A árvore da vida", Peter Sís conta a história de "um grande aventureiro", que nasceu em 1900, numa "época fervilhante de grandes descobertas em todo o mundo".

O texto é remetido para a parte inferior de cada página, ficando o restante espaço ocupado pela ilustração, profusamente detalhada, conjugando desenho e pequenos apontamentos enciclopédicos sobre Saint-Exupéry.

Este livro informativo de Peter Sís, Prémio Hans Christian Andersen 2012, inaugurou a Jacareca, chancela de literatura para a infância da editora Ítaca, fundada por Isabel Castro Silva.

Outro dos títulos inaugurais da chancela é "Escolhe a tua aventura - O astrocão e a gata galáctica", do autor norte-americano R. A. Montgomery, com ilustração de Keith Newton, uma história que obriga o leitor a escolher o rumo da história ao virar de cada página.

"Não tinha propriamente uma estratégia quando criei a Jacareca. Por um lado procurava livros que estimulassem o olhar artístico, com várias camadas de significados, por outro, queria livros mais lúdicos, que sejam mais divertidos e também um prazer", explicou a editora à agência Lusa.

O catálogo da Jacareca, cujo nome remete para uma piada familiar e de infância de Isabel Castro Silva, irá guiar-se por esses dois critérios, abrangendo diferentes públicos na literatura para a infância e juventude.

A "O piloto e o Principezinho", um livro "que suscita ao maravilhamento", como descreveu Isabel Castro Silva, a Jacareca juntará ainda este ano dois livros ilustrados do autor norte-americano Chris Van Allsburg, que já foram adaptados para cinema: "Jumanji" e "The Polar Express".

Está também prevista a edição de um segundo volume de "Escolhe a tua aventura", a série de seis histórias escritas por R. A Montgomery, autor que morreu em 2014.

Isabel Castro Silva, que trabalhou na Relógio d'Água e na Sextante, fundou a editora independente Ítaca em 2015, ao publicar "Fénix Islâmica", de Loretta Napoleoni.

SS // MAG

Lusa/fim