Os jovens que participam nas 31ªs Olimpíadas Ibero-Americanas (OIAM) de Matemática, que decorrem até 01 outubro, são oriundos de cerca de países da América Latina e Península Ibérica, adianta em comunicado a SPM.

A equipa portuguesa é composta por Alberto Pacheco (Colégio Paulo VI, Gondomar), que já conquistou uma medalha de bronze nas OIAM, por Gonçalo Paredes (Escola Secundária de Avelar Brotero, Coimbra), por Manuel Cabral (Colégio Valsassina, Lisboa) e por Maria Matilde Silva (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra).

Os quatro olímpicos portugueses, que vão usar "a criatividade e o raciocínio matemático para conquistar um lugar de destaque" na competição", regressam no domingo a Portugal.

A participação de Portugal nas olimpíadas é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian são algumas das entidades que apoiam a realização das Olimpíadas.

Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM).

As inscrições estão abertas até 31 de outubro, em http://www.olimpiadas.spm.pt.

HN//GC

Lusa/fim