O presidente da SpaceX, Elon Musk, que também dirige a empresa de automóveis Tesla, confirmou hoje na sua conta no Twitter que “todos os sistemas têm uma luz verde para o lançamento”.

Para demonstrar exatamente como tudo deverá ocorrer, a SpaceX divulgou esta segunda-feira uma breve animação do lançamento. Ao som de "Life On Mars" de David Bowie, como não poderia deixar de ser.

Esta viagem serve para testar se o Falcon Heavy, com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, pode ser usado para transportar carga para o espaço. Se o lançamento for bem sucedido, Musk acredita que sairá em vantagem em relação às companhias de foguetões comerciais rivais.

Um carro elétrico da Tesla, vermelho, será a carga que o Falcon Heavy deixará numa órbita próxima de Marte se a missão decorrer como planeado.

O último teste antes do lançamento de hoje ocorreu no dia 24 de janeiro, foi bem sucedido e consistiu na ignição dos 27 motores do foguetão simultaneamente.

Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972) que levaram o homem para a lua, tanto que os bilhetes foram colocados à venda e são esperadas milhares de pessoas no Cabo Canaveral.

O objetivo da empresa SpaceX é usar o foguetão gigante para transportar satélites mais pesados para o espaço e até, no futuro, seres humanos, graças à sua potência e capacidade apenas superados pela aeronave Saturn V, que atuou nas missões Apollo nas décadas de 60 e 70.

O Falcon Heavy viajará para o espaço a uma velocidade de 11 quilómetros por segundo. Poderá acompanhar o lançamento em direto neste link.