Na sequência da assinatura, em agosto de 2017, de um acordo de colaboração com o Instituto de Turismo de Portugal (TP), este município, no distrito de Coimbra, "está a um passo de se tornar um destino mais qualificado e acessível através da disponibilização gratuita de rede 'wi-fi' em todas as freguesias".

"Este projeto, avaliado em mais de 70 mil euros, obteve a comparticipação do TP, correspondente a 71,5% do investimento elegível, não reembolsável, e encontra-se em execução desde o início do ano", devendo os trabalhos terminar no dia 31, informa em comunicado a Câmara Municipal de Góis, presidida pela socialista Maria de Lurdes Castanheira.

Denominado "Góis+inclusivo+conectado", o projeto "pressupõe a instalação de mecanismos que facilitem e aproximem as pessoas a um mundo globalizado", já que, "indiscutivelmente, quem tem acesso às tecnologias tem acesso à informação, à civilização, ao património e à cultura".

"Este processo só se tornou possível através da criação de parcerias" com diferentes entidades locais "cuja ação se reflete na disponibilização" da rede 'wi-fi' a partir das suas instalações, em diversas aldeias do concelho.

Por outro lado, "porque o município tem noção da importância das Aldeias do Xisto como produto turístico de referência", ao abrigo de uma candidatura ao programa Valorizar, que apoia a valorização e qualificação dos destinos turísticos, "será igualmente possível qualificar as restantes aldeias" de Góis inseridas nesta rede.

Neste caso, a disponibilização do mesmo serviço importa em cerca de 40 mil euros, segundo a nota da autarquia.

"A junção desta rubrica ao resultado da candidatura anterior irá proporcionar uma maior cobertura dos pontos turísticos estratégicos do concelho, bem como uma melhoria das condições de vida dos seus habitantes", acrescenta.