O concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal quer ajudar os portugueses a desenvolverem ideias, premiando os melhores projetos. As inscrições estão abertas até 4 de fevereiro.

Se tem uma ideia e não sabe por onde começar, Sara Bernardino, COO da Acredita Portugal aconselha-o sentar-se ao computador e a digitar www.acreditaportugal.pt e a arriscar. “As pessoas, quando se inscrevem, entram numa plataforma que lhes permite fazer a estruturação da ideia. É um sistema passo a passo que faz uma série de perguntas e, no final, as pessoas saem com um plano de negócios completo, com um plano de marketing e financeiro”.

Com dez anos de experiência e oito edições do concurso, a Acredita Portugal conta com quase 70 mil projetos inscritos. “Mas nem toda a gente acaba o modelo de negócio no site, porque ou dá trabalho, ou não faz sentido, ou percebem que não é viável. Mesmo assim, totalizam-se 9.449 modelos de negócio desenvolvidos até ao final”, conta Sara Bernardino.

Uma vez realizada a inscrição, a associação escolhe os melhores projetos a concurso “sendo que os finalistas passam por um período de pré-aceleração em que estão ligados a mentores e investidores que os ajudam a acelerar o projeto”.

Na fase de pré-aceleração o mais importante é ganhar confiança e competências específicas. E, independentemente do desfecho, ninguém sai de mãos a abanar. “Damos prémios em serviços a todas as pessoas, desde as que se inscrevem às que passam às fases seguintes. Naturalmente, quanto mais avançarem no processo, melhores são os prémios”.

E Sara exemplifica: “só por colocarem o email e ativarem a plataforma já recebem 250 cartões de visita gratuitos e depois existem prémios mais específicos por área. Temos vários prémios aliados com empresas. O objetivo é colmatar qualquer tipo de necessidade no primeiro ano de actividade de qualquer empresa. No total são mais de 500 mil euros em prémios”, conclui.

Já os que chegam a pré-aceleração, têm oportunidade de participar num Demo Day, “em que todos os finalistas fazem pitch a uma série de investidores”. Nesta fase a Acredita Portugal ajuda a preparar a apresentação para assim “aumentar a probabilidade de [estes projetos] acederem a dinheiro”.

Com ou sem dinheiro, o facto é que ao longo do processo os empreendedores “entram em contacto com tanta gente, pessoas que podem integrar os projetos, e isso é uma boa ajuda”, salienta Sara.

Para os vencedores, “o prémio dá-lhes mobilidade, entram em contacto com pessoas da área e já conseguem acelerar o seu projeto”.

No final do dia, “o Montepio Acredita Portugal é um concurso de empreendedorismo que tem uma forte componente pedagógica. O objetivo é ajudar qualquer pessoa que tenha uma ideia de negócio mas que não sabe por onde começar, ou mesmo ajudar aqueles que têm uma ideia e já estão a começar a desenvolvê-la a ter contacto com outras pessoas que possam ajudar [nesse processo]”, explica Sara Bernardino, reiterando que o projeto visa “permitir que qualquer português tenha uma verdadeira oportunidade para perseguir o seu sonho empreendedor”.

E não há limites para criatividade. O que importa mesmo é arriscar. “Aceitamos ideias de qualquer área. Naturalmente depois acabamos por aglomerá-las por categorias, porque faz mais sentido estarem a competir com ideias do mesmo setor. Não vamos comparar uma app com uma fábrica, não é?”.

As inscrições para a edição deste ano do concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal foram alargadas até dia 4 de fevereiro, domingo. Todas as informações relativas ao concurso estão disponíveis online, no site da Acredita Portugal.


The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que constroem o Portugal de amanhã.