No Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação das Famílias, feito pela Sociedade da Informação e Conhecimento, contam-se 77% de famílias com acesso à Internet (mais três pontos percentuais que em 2016) e destas, 76% usa banda larga.

Embora o número de pessoas que faz compras pela Internet tenha aumentado em Portugal, situando-se nos 34% contra 10% em 2010, continua abaixo da média da União Europeia, assinala o INE.

Entre os bens ou serviços comprados ou encomendados contam-se roupas e artigos de desporto (60%), férias (42%), bilhetes de transporte (41%) ou bilhetes para jogos ou espetáculos (32%).

No ano de 2017 regista-se que 79% das pessoas que vão à Internet usam um dispositivo móvel, principalmente o telemóvel.

A área metropolitana de Lisboa é a região com mais prevalência de Internet em casa, com 86% de presença em 97% das casas com acesso há crianças.

As pessoas até aos 34 anos e com formação superior são a classe etária onde o acesso é mais prevalente

A Internet é usada principalmente para procura informações obre bens e serviços (82% dos utilizadores declaram-no), mas também para tratar de assuntos com os serviços da administração pública (60%) e para gerir a conta bancária (42%).

Em Portugal, este ano 42% dos internautas preencheu formulários oficiais pela Internet, um aumento de seis pontos percentuais em relação a 2010 e sete pontos acima da média da União Europeia.

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