"Apesar da constante imprensa negativa covfefe". Foi isto que Trump escreveu na sua conta do Twitter ontem e lá permanece, com mais de 90 mil retweets e "gostos".
Esta é a última publicação na conta pessoal de Trump, não existindo para já qualquer clarificação sobre o que se passou.
Aquilo que parece ser um simples engano, está a gerar as mais diversas reações na internet, sobretudo porque a publicação não foi apagada.
Se alguns já questionam a forma correta de pronunciar covfefe...
... outros perguntam à comunidade se alguém tem a password da conta do Presidente para resolver o problema. "Ninguém do staff tem a sua password? Tentaram as mais comuns? 123456, ou 11111, ou algo como... 'password'?", questiona o jornalista da Wired e da revista do The New York Times Clive Thompson.
Há ainda quem tenha já tirado um printscreen [fotografia ao ecrã], não vá a publicação desaparecer em breve na conta de Donald Trump.
Alguém mais prevenido já registou o domínio "covfefe.com" para potenciais interessados.
Zach Braff, ator e comediante, colocou uma imagem do porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, com uma citação (inventada) irónica: "Não só covfefe é uma palavra, como é a melhor palavra já pronunciada". De referir que Sean Spicer tem uma difícil relação com a imprensa, seja pelas gafes já cometidas e contradições, seja pela forma como a Casa Branca tratou jornalistas em diferentes ocasiões.
Sem conseguir 'largar o tema', Zach Braff questiona ironicamente "é suposto irmos dormir quando covfefe ainda está online?"
O comediante Billy Eichner fez várias publicações no Twitter sobre o tema. "Quando eles descem de nível, nós covfefe", escreveu, numa referência à frase proferida por Michelle Obama na última convenção democrata - em que Hillary foi escolhida para representar o partido na corrida às eleições presidenciais contra o republicano Donald Trump - e que fez manchetes, sendo que a frase original é "quando eles descem de nível, nós superamo-nos".
Seguiram-se outros tweets de Eichner: "Isto é de loucos. (...) Ele é o Presidente dos Estados Unidos. (...) Meia hora e ainda ninguém lhe disse? (...) têm demasiado medo para lhe dizer".
Mas também há quem goze com os jornalistas - com recurso a um gif do Cocas - que por esta altura estariam "freneticamente" a tentar traduzir covfefe do russo.
Estas são apenas algumas das muitas reações que podem ser encontradas online. Os tweets de Donald Trump - muitas vezes polémicos - começam a ser uma questão para a Casa Branca que, segundo o The Wall Street Journal, pondera colocar nas mãos de advogados a supervisão prévia das mensagens partilhadas pelo Presidente dos Estados Unidos na rede social.
De referir que Donald Trump, eleito em novembro último e que assumiu funções em janeiro de 2017, tem uma conta de Twitter pessoal (onde estava a mensagem covfefe) e uma conta oficial do Presidente dos Estados Unidos.
Comentários