Pela primeira vez, o concurso irá ter lugar também em Espanha, dois anos depois de se ter expandido para o Brasil. No total, serão três as bandas vencedoras, que terão a oportunidade de atuar no NOS Alive e no festival Mad Cool, em Madrid, e de gravar o seu álbum de estreia.

Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira na sede da EDP, Álvaro Covões, diretor-geral da Everything Is New, realçou que o EDP Live Bands é "uma oportunidade que se dá a quem tem um projeto de obter um lugar ao sol".

No total, já passaram pelo concurso cerca de 4200 artistas, entre portugueses e brasileiros. Os últimos vencedores foram os portugueses Plastic People e os brasileiros GELPI.

Este ano o SAPO juntou-se ao projeto. À semelhança dos restantes parceiros, estará representado no júri que seleciona a banda vencedora.

Em Portugal, as inscrições para o EDP Live Bands [pode fazê-lo aqui] já se encontram ativas, terminando a 26 de março. Os projetos concorrentes serão, a partir de agora, escolhidos pelo público através de uma votação online, e também pelo júri do concurso.

Os mais votados irão depois disputar uma semifinal, de 10 a 27 de abril, seguindo-se a grande final, com oito bandas, no LX Factory (Lisboa), a 18 de maio.