Promovido pela autarquia local, o evento vai já na sua terceira edição, continua a decorrer na Oliva Creative Factory e tem como primeiro objetivo divulgar 120 tipos diferentes de cervejas artesanais criadas por 15 produtores portugueses e cinco fabricantes de Espanha, Bélgica, Itália e Inglaterra.

Este ano, será feita a recolha de depoimentos para "o primeiro documentário nacional sobre o movimento cervejeiro artesanal", pela realizadora Catarina Neves, e a apresentação do ‘site’ The Beer Tipster, que, desenvolvido em Portugal, consiste "numa plataforma de comunicação da indústria cervejeira europeia" e ficará operacional em julho, para posterior utilização por fabricantes e consumidores "de todo o mundo".

Segundo revelou à Lusa fonte ligada ao projeto, esse ‘site’ reúne "uma rede de cervejeiros, festivais, profissionais, comunicadores e apreciadores de cerveja", e constitui "a primeira plataforma do género a nascer na Europa" - sendo que, "mesmo a nível internacional, existem apenas duas ou três [estruturas idênticas] nos Estados Unidos da América".

Com entrada livre e implicando pagamento apenas em caso de efetivo consumo, o festival Oliva Beer Mind propõe-se assim concentrar na Oliva "a massa crítica empreendedora portuguesa e internacional" da indústria artesanal cervejeira, pelo que a organização espera receber no recinto cerca de 5.000 visitantes em três dias, à semelhança do que aconteceu na edição de 2018.

O programa do evento também prevê uma conferência de "balanço da curta história do movimento cervejeiro nacional", a apresentação de "novos projetos de fabrico portugueses" e a promoção das cervejas Portuguese Grape Ale, "à base de uvas de castas nacionais".

Complementado por diversos espaços de ‘street food’, o festival anuncia ainda a divulgação de um novo ‘podcast’ sobre cerveja, atividades para crianças sob orientação de monitores e várias sessões de DJ.