“Será uma oportunidade única para os cinéfilos e os entusiastas dos comboios assistirem ao que de melhor se faz no setor ferroviário”, afirmam a CP e a União Internacional dos Caminhos-de-Ferro, coorganizadores do festival, em comunicado.

O Cine-Rail, que ocupará o cinema São Jorge entre os dias 27 e 29, apresentará mais de 60 filmes, entre os quais “A carruagem”, de João Vasco, e “Comboio de Sal e Açúcar”, de Licínio Azevedo, que têm honras de abertura.

“Gare de nuit”, de Robin Dimet, sobre uma estação de serviço na Sibéria, e a curta-metragem “Cyclicus”, do realizador português Ricardo Sacramento, também fazem parte da programação, que selecionou filmes de vários países, dos Estados Unidos à Nova Zelândia.

No festival serão mostrados filmes promocionais, publicitários, informativos, documentais e de ficção, que falam sobre segurança e ambiente, sobre viagens e passageiros, estações e apeadeiros, comboios do futuro, sobre túneis, comodidade ou velocidade.

Está prevista a atribuição de prémios para os melhores filmes em categorias como “comunicação corporativa”, “sustentabilidade ambiental” e “património histórico”.

A entrada no Festival Internacional de Cinema Ferroviário é gratuita.