No âmbito da celebração da Noite Europeia dos Museus, o museu lançou um convite a todos os que contribuíram para a campanha pública de angariação de fundos, para participarem numa festa de dança no jardim, das 18:00 à meia-noite.

Além da festa, que terá o apoio do Lux Frágil, um dos mecenas que se associou à aquisição da tela, às 19:00 vai ser tirada uma fotografia com todos os que contribuíram, e os visitantes têm entrada livre nas exposições temporárias e permanente.

Mais de 15.000 pessoas, a título individual, e cerca de 200 empresas, associações, escolas, sindicatos contribuíram para a aquisição da tela de Sequeira, à venda por privados por 600 mil euros.

Lançada no ano passado, a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” tinha como objetivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua coleção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.