Organizado pela Publibalão, empresa pioneira do balonismo em Portugal, e pelo munícipio de Oeiras, o Festival Internacional Balões de Ar Quente tem por objetivo "promover o balonismo em Portugal, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da atividade", de acordo com comunicado divulgado.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os participantes podem efetuar batismos de voo cativo e assistir ao Night Glow, um espetáculo noturno de luz, cor e som, com as chamas dos queimadores dos coloridos balões a serem libertadas ao ritmo da música.

Quanto ao batismo de voo cativo, tal significa que o balão vai estar "preso por cordas" e que apenas "efetua subidas e descidas, entre 5 a 10 metros de altura" — o que permite "experimentar a sensação de voo sem sair do mesmo lugar".
Cada subida tem duração de cerca de 5 minutos.

"Prometemos levar ao céu o maior número de pessoas possível e enquanto a meteorologia assim o permitir, pois a segurança de todos é o mais importante", refere Aníbal Soares, Piloto e CEO da Publibalão.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente teve a sua primeira edição em 1997. Toda a programação está disponível aqui.