"À semelhança dos anos anteriores, contamos receber mais de meio milhão de visitantes durante os 10 dias daquela que é uma das mais importantes festas da região sul. Os principais atrativos continuam a assentar na tradição da nossa terra: a padroeira, o rio e a tauromaquia", disse Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita.

Do programa deste ano, na área musical, vão marcar presença nomes Yuri da Cunha, Virgul, Ana Moura, Quim Barreiros e Amor Electro, com o autarca a destacar o trabalho conjunto realizado pela autarquia e pela Comissão de Festas.

As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 10 de setembro, com a procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo.

"O rio, a tauromaquia e a vertente religiosa são o mote das nossas festas. As festas têm um orçamento que ronda os 300 mil euros, mas o valor da despesa é semelhante à receita", referiu o autarca.

Além da Feira Taurina, onde se vão realizar três corridas de toiros e uma novilhada, a Avenida Dr. Teófilo Braga vai também receber dez largadas de toiros, num evento em que nos últimos anos se registaram alguns feridos e também colhidas mortais.

"Este ano voltamos a ter dez largadas de toiros, porque é uma das vertentes mais vincadas destas festas, a tauromaquia popular. Os acidentes podem acontecer neste tipo de eventos, a Comissão de Festas alerta sempre para que as pessoas tenham cuidado junto às tronqueiras e no seu interior, e toma todas as medidas necessárias ao nível da segurança, mas há casos em que, por algum motivo, existem imprevistos e, lamentavelmente, com vítimas", frisou.

No dia 15 de setembro, depois da largada de toiros da manhã, vai decorrer a Tarde do Fogareiro, com milhares de pessoas a encherem a avenida para uma tarde de animação e festa, com muita comida e bebida.

"É difícil quantificar o numero de pessoas que marca presença na avenida Teófilo Braga na Tarde do Fogareiro, mas são uns milhares de pessoas. É um fenómeno interessante, como o encontro de alguns amigos foi crescendo, alargando-se a outros grupos de amigos e hoje temos a avenida cheia de grupos, uns mais organizados do que outros, em plena harmonia, numa tarde de alegria e convívio que se tornou um dos grandes atrativos da Festa da Moita", concluiu.