Segundo uma nota enviada às redações, o local escolhido para a recolocação do monumento da autoria de Sérgio Stichini foi um espaço junto ao hotel Avenida Palace.

O conjunto escultórico, que foi retirado do espaço público por ter sido vandalizado, será enquadrado por um trabalho de calçada.

A cerimónia irá contar com a presença do presidente da Câmara Municipal, o socialista Fernando Medina.

A mesma nota aponta que esta iniciativa "destaca a importância da calçada portuguesa enquanto elemento identitário da cidade de Lisboa, bem como o trabalho artístico dos calceteiros".

Em 2006, a autarquia "entendeu homenagear a atividade dos calceteiros (...) através de um monumento que representasse esta arte".

Por essa razão, o escultor Sérgio Stichini criou o Monumento ao Calceteiro, que foi colocado na Rua da Vitória (Baixa Pombalina).

Porém, a escultura foi vandalizada e retirada do local.

Em meados de julho, numa sessão da Assembleia Municipal, o grupo municipal do Partido Ecologista 'Os Verdes' questionou o executivo sobre o Monumento ao Calceteiro, tendo o vereador Manuel Salgado estimado na altura que a composição deveria voltar à baixa "ainda no mês de julho", o que acabou por não acontecer.