A Hip Hop Radio faz-se ouvir a partir do Porto, no espaço da agência e editora independente RockItMusic, onde tem os seus estúdios.

Lançada às 15h00 desta terça-feira (28 de fevereiro), a primeira música que se ouviu foi “Escola dos 90” dos Dealema. Não foi uma escolha ao acaso. A música, de uma banda do Porto, é um dos maiores clássicos hip-hop nacional.

A vertente do hip hop em Portugal tem sido muito pouco divulgada pelas rádios, considera Élio Silva, um dos fundadores do projeto em entrevista ao SAPO 24, apesar de reconhecer que “estamos numa fase em que as rádios profissionais começam a ter programas 100% dedicadas ao hip hop”, acrescenta. No entanto, a Hip Hop Rádio “é a primeira rádio online certificada pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) a divulgar exclusivamente hip hop”, diz.

Todos os dias, das 09h00 às 23h30, vai estar um locutor em direto. A rádio vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e, “em horas mortas” terá um locutor automático. Não passa nada sem ser hip hop, e é isso, para Élio Silva, o que “os diferencia” de outras emissoras.

Sam The Kid, Valete, Dealema, Mind  da Gap, Lógico, K-J, entre outros, são alguns dos nomes que já se podem ouvir na playlist da rádio. “Nós temos um lema, não vamos passar só aquele hip hop que toda a gente já conhece”, explica Élio. “Vamos também dar oportunidade àqueles artistas que ainda não tiveram oportunidade de se divulgar”, acrescenta.

No site da rádio, para além de uma zona onde se pode adquirir alguns dos álbuns dos artistas que vão para o ar, há também uma secção de notícias. A rádio terá uma redação constituída por três pessoas que, semanalmente, lançará notícias sobre o género musical -  concertos, lançamentos, artistas. Os conteúdos não ficarão restritos ao hip hop nacional, promete Élio.

É sintonizar.