É oficial: o príncipe Harry, 33 anos, quinto na linha de sucessão ao trono britânico, está noivo da atriz norte-americana Meghan Markle. O enlace deverá acontecer na primavera do próximo ano, o dia está ainda por determinar.

A confirmação foi dada através de comunicado, esta segunda-feira, pelo príncipe Carlos. Segundo a nota, o noivado aconteceu no início deste mês, em Londres.

"O príncipe Harry informou Sua Majestade, a Rainha e outros membros próximos da família. O príncipe também procurou e recebeu a benção dos pais da senhora Markle", pode ler-se no comunicado.

O casal irá viver na Nottingham Cottage, no Palácio de Kensington.

Meghan Markle, de 36 anos, ficou conhecida pelo seu papel na série televisiva “Suits”.

O casal conheceu-se em julho de 2016, depois de serem apresentados por amigos comuns.

O namoro foi publicamente confirmado por Harry meses depois, mas só em setembro deste ano teve lugar a primeira aparição pública do casal, nos Jogos Invictus, em Toronto (na foto).

"Estamos incrivelmente felizes pela Meghan e pelo Harry. A nossa filha sempre foi uma pessoa amável e amorosa. Assistir à sua união com Harry, que partilha das mesmas qualidades, é fonte de grande alegria para nos, pais", afirmou Thomas Markle e Doria Ragland, pais de Meghan, em comunicado do Palácio de Kensington partilhado no Twitter. "Desejamos-lhes uma vida inteira de felicidade e estamos muito entusiasmados com o seu futuro em conjunto.

Também a rainha Isabel II e o duque de Edimburgo, seu marido, já reagiram, através da conta oficial de Twitter, desejando ao jovem casal "toda a felicidade".

Os duques de Cambridge, Kate e William (irmão de Harry), também já se manifestaram dizendo que estão "muito entusiasmados por Harry e Meghan. Tem sido maravilhoso conhecer Meghan e ver o quão felizes ela e Harry são juntos", pode ler-se na publicação partilhada através da mesma rede social.

Apesar de resguardado, o relacionamento entre Harry e Meghan já gerou polémica, tendo o príncipe, há cerca de um ano, saído em defesa da namorada contra o assédio da imprensa britânica a Meghan, o que provocou ataques racistas e sexistas online. Na ocasião, o príncipe chegou mesmo a dizer que temia pela segurança da sua namorada.

Informa a família real que Harry e Meghan vão participar esta tarde numa sessão fotográfica no Palácio de Kensington. Será igualmente transmitida uma entrevista a ambos esta noite.