Até que limite podemos levar o corpo humano e qual é a real capacidade do ser humano de adaptação às situações mais extremas? Para responder a estas questões, Todd Sampson, realizador australiano de documentários, decidiu utilizar o seu corpo como cobaia durante seis meses.

Durante seis meses será ele mesmo um laboratório ambulante. Lutará num ringue de MMA (artes marciais mistas) com um lutador profissional durante um round completo.

Viajará para os Himalaias para perceber o modo de vida dos sherpas, vivendo como um, escalando as montanhas e alimentando-se com a mesma dieta alimentar. Sampson conviverá, na Tanzânia, com a tribo dos Hadza, um dos poucos povos do mundo que sobrevivem ainda como caçadores-recoletores que fazem o fogo com as próprias mãos e vestirá a farda da Legião Francesa durante um acampamento expondo-se ao exigente treino a que estes soldados são submetidos, com caminhadas de cinco horas na selva, por exemplo.

Procurando provar que qualquer pessoa pode adaptar-se a qualquer ambiente, ecossistema ou atividade, por mais inóspitos e duros que sejam, para além da vivência com os povos que são submetidos a condições extremas, o realizador Todd Sampson troca de papéis e será duplo de cinema de Bollywood e mergulhador profissional.

Toda esta experiência poderá ser acompanhada na série de seis episódios de “Adapta-te ou morre” que estreia hoje 23 horas no Discovery Channel.