"Olá a todos! O meu nome é Zari e vivo na Baghcha-e-Semsem [Rua Sésamo]. O meu irmão, cujo nome é Zeerak, juntou-se a mim. Ele é muito esperto e eu gosto muito dele".

Zeerak significa "esperto" em Dari e Pashto, as duas línguas oficiais do Afeganistão, informou Massood Sanjer, diretor da Tolo TV, o canal privado que emite a sexta temporada do programa, o único no Afeganistão para crianças.

O menino de quatro anos "gosta muito de ir à escola, ajuda a irmã e respeita-a, o que, indiretamente, ensina às crianças que devem amar as suas irmãs". Esta admiração pela irmã não é acidental, uma vez que se tem em conta a existência de uma sociedade conservadora e onde não há igualdade de género.

E é precisamente isto que Zeerak, um marreta cor-de-laranja, quer combater: espera mostrar às crianças que há igualdade entre homens e mulheres. Os produtores querem ainda realçar a importância de as crianças - tanto rapazes como raparigas - irem à escola. Assistir ao programa é, então, "um bom sinal de que as pessoas gostam de aprender".

Além disto, a igualdade de género é também promovida através das duas mulheres que dão voz às personagens, Sima e Mansour.

O marreta veste o traje tradicional shalwar kameez e um colete com as cores nacionais afegãs, o que é um marco para todas as crianças que veem o programa.

No caso das duas personagens afegãs, as roupas são feitas de forma a representarem as crianças afegãs, usando o trajes tradicionais, facilmente identificáveis. É, também, uma forma de mostrar a importância do "made in Afeganistão", em contraste com outros programas que são importados.

Zari, a irmã de Zeerak, chegou à Rua Sésamo em 2016. A menina de seis anos aplica-se nos estudos porque sonha ser médica. Com isto, promove a discussão do acesso à educação pelas mulheres, além de proporcionar momentos dedicados à saúde e alimentação saudável.

De acordo com um estudo da Tolo TV, em janeiro de 2017, Zari é a personagem favorita no Afeganistão, considerando uma amostra de 1.500 pessoas.

Tendo em conta que, no Afeganistão, apenas 60% das pessoas têm acesso à televisão, a Rua Sésamo também passa na rádio, em 44 estações. Os produtores organizam também pequenos teatros nas áreas rurais, o que permitiu, o ano passado, que o programa chegasse a cerca de 20.000 crianças.

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