Época balnear arranca oficialmente na grande maioria das praias portuguesas
Edição por Abílio dos Reis
É oficial: está aberta a época balnear. É verdade que em muitas praias esta será só uma formalidade, pois o areal não está virgem de toalhas e chapéus há algumas semanas — o Algarve começou logo em junho, por exemplo —, mas só a partir de hoje é que na grande maioria das praias portuguesas se começa a veranear à séria.
No entanto, "à séria" não é bem "à séria". Ou, melhor, "à vontadinha". É que pelo segundo ano consecutivo estão em vigor regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Até porque há multas. O Governo estabeleceu coimas para quem não cumpra as regras, que vão de 50 a 100 euros, para pessoas singulares, e de 500 a 1.000 euros, no caso de pessoas coletivas.
Para evitar este gasto extra e que certamente não combinada nada bem para quem está a aproveitar um período de férias ou um fim de semana prolongado, tenha atenção ao distanciamento social com as outras pessoas e grupos. E não se esqueça que os toldos e os colmos têm de estar a três metros entre si e a distância das barracas é de um metro e meio, não sendo permitido mais de cinco utentes por toldo, colmo ou barraca.
Euro2020: Depois do pontapé de saída, a bola continua (mas Portugal ainda só treina)
Bélgica e Rússia estreiam-se na fase final do Euro2020 de futebol, no jogo grande do segundo dia de competição, que conta também com o País de Gales-Suíça e o duelo escandinavo Dinamarca-Finlândia.
Em São Petersburgo, a Bélgica, uma das favoritas para conquistar a competição, vai dar início à sua campanha no Europeu perante uma seleção russa que vai ter a vantagem de atuar em casa, perante o seu público, nas duas primeiras jornadas do Grupo B.
A equipa belga vai contar com o defesa Jan Vertonghen, do Benfica, mas terá duas baixas de peso: Kevin De Bruyne ainda está a recuperar da lesão sofrida na final da Liga dos Campeões, ao serviço do Manchester City, e é baixa certa, enquanto o avançado Eden Hazard está sem ritmo competitivo e também deverá falhar a partida.
Também para o Grupo B, em Copenhaga, às 17:00, a Dinamarca ‘apadrinha’ a estreia absoluta da Finlândia, que vai disputar o primeiro jogo de sempre da sua história em fases finais de Campeonatos da Europa.
O segundo dia de competição inicia com País de Gales, semifinalista em 2016, e Suíça, do benfiquista Haris Seferovic, a defrontarem-se em Baku, com o Azerbaijão a receber pela primeira vez um jogo de uma fase final de um Europeu.
Gonçalo Guedes recupera da Covid-19 e está pronto a complicar as escolhas de Fernando Santos. Pelo meio, a seleção continua a preparar a estreia
Portugal, campeão europeu, só se vai estrear no Euro2020 na terça-feira, 15 de junho, frente à Hungria, num Grupo F, no qual estão também França e Alemanha. Por isso, por agora, só treino. E, no de hoje, o guarda-redes Anthony Lopes trabalhou de forma condicionada e à parte dos restantes colegas.
No Estádio Illovszky Rudolf, o guardião do Lyon limitou-se a fazer trabalho específico nos 15 minutos de sessão abertos aos jornalistas, sempre acompanhado pelo fisioterapeuta António Gaspar, sendo que, em alguns momentos, foi possível verificar que o jogador ainda sente algum desconforto na perna direita.
Por seu turno, Gonçalo Guedes assegurou aos jornalistas — foi ele o jogador designado para falar com a comunicação social — que está em "perfeita forma" para "complicar a vida" ao selecionador, após ter testado positivo à covid-19. Recorde-se que o avançado falhou o início da preparação de Portugal e a situação obrigo-o a estar em isolamento durante 10 dias.
"Estou em perfeita forma. Não parei, apesar de estar 10 dias em casa. Estive todos os dias a treinar, sinto-me bem e confiante em mim próprio para ajudar a equipa", assegurou.
E, agora que explicou que está bem, é só esperar que faça aquilo que fez na final da Liga das Nações, em 2019: marcar golos e fazer a rede da baliza do adversário balançar. De preferência com Portugal a ganhar qualquer coisa.