Depois do susto na Dinamarca, Eriksen continua estável
Edição por Abílio dos Reis
É uma possibilidade, mas é difícil ter escapado às imagens que mostraram o médio dinamarquês Christian Eriksen, de 29 anos, a cair inanimado durante o jogo que opôs a Dinamarca e a Finlândia a contar para o Euro2020. São duras — talvez até demasiado duras para que a UEFA não tenha dado ordens para se parar com a transmissão da partida —, mas espalharam-se pelas televisões, redes sociais e jornais. Por momentos, o mundo parou preocupado com a saúde do jogador e temeu o pior.
Não creio que seja exagerado escrever que ontem foi um dia em que o futebol nos deixou a todos de coração nas mãos. Nem que seja porque foi notório que mais importante do que a festejar a vitória em campo, era importante celebrar a vitória da vida. E, felizmente, o jogador fintou os piores cenários e recuperou os sentidos ainda dentro do campo. Acabou por ser transportado para o hospital de Rigshospitalet, em Copenhaga, onde se encontra internado. Mas, sobre ontem, pode ler tudo aqui. A queda de Eriksen, a firmeza de uma equipa, o alívio de todos.
Hoje, as boas notícias continuam. Numa atualização, a federação dinamarquesa dá conta de que a condição de saúde do dinamarquês permanece estável, consciente e o jogador até enviou cumprimentos aos seus companheiros de seleção. O que se espera agora é que a recuperação seja total e pela notícia de que está fora de perigo.
A infeliz ironia da lotaria atingiu João Cancelo — que está fora do Euro
João Cancelo testou positivo à covid-19 num teste rápido de antigénio e está fora do Euro. O lateral português está em isolamento e a ser acompanhado pela equipa médica da seleção nacional. Para o seu lugar entra Diogo Dalot.
Há pouco tempo, mais precisamente a 7 de junho, a federação deu conta de que a grande maioria da comitiva da seleção portuguesa, que vai participar no Euro2020, foi vacinada contra a covid-19. Nesse mesmo dia, João Cancelo foi o jogador que falou aos jornalistas — e abordou precisamente o tema. Na altura, explicou que apanhar o vírus era uma lotaria.
"É sempre um facto preocupante. Como vimos, fizemos o teste e demos todos negativo. No City, também tivemos muitos jogadores infetados, mas, felizmente, eu ainda não apanhei o vírus. É uma lotaria, todos estão sujeitos a isso", observou.
Este domingo, por infeliz ironia, saiu o número da lotaria que ninguém quer e que certamente João Cancelo desejava nunca ganhar.
Em Espanha, o Podemos deverá consagrar Ione Belarra como nova líder
O partido espanhol Podemos, membro minoritário do atual Governo de esquerda, deverá designar Ione Belarra como a nova líder, que substitui Pablo Iglesias, secretário-geral desde a criação deste movimento em 2014.
Ione Belarra, de 33 anos e atualmente ministra dos Assuntos Sociais, uma personalidade muito próxima de Pablo Iglésias, deverá chegar à liderança do partido que é o herdeiro do movimento contra a austeridade dos Indignados, nascido na sequência dos graves problemas económicos que o país atravessou depois da crise iniciada em 2017.
No entanto, a futura nova líder não será a candidata principal nas próximas eleições parlamentares, previstas para janeiro de 2024, o mais tardar, visto que Iglésias decidiu confiar essa responsabilidade à atual ministra do Trabalho, Yolanda Diaz, membro do Partido Comunista espanhol.
As boas notícias da estabilidade da saúde do Eriksen já estão por todo o lado. Que assim se mantenha e que tudo não tenha passado de um susto. Continuar a ler
A Dinamarca e a Suécia, conhecidas pela sua atitude amistosa para com os imigrantes, preparam agora leis draconianas. As boas intenções tradicionais foram descartadas perante a invasão de estranhos. Continuar a ler
Atualidade
Os principais destaques nos jornais deste domingo, dia 13 de junho.