Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 14 nov 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Quem pode continuar aberto além das 13h00?

 
 

Edição por Rute Sousa Vasco

Quem pode continuar aberto além das 13h00?

  • Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13:00 e de abrir apenas a partir das 08:00 estão as farmácias, clínicas e consultórios, veterinários, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados, bombas de gasolina, padarias e funerárias.

  • Nestes dois fins de semana, os restaurantes só podem funcionar a partir das 13:00 para entrega ao domicílio, clarificou o primeiro-ministro, e não para 'take away', como esperavam os empresários do setor.

“Manifesto pela hotelaria, restauração, arte e cultura” hoje em Lisboa

  • Ontem foi a vez do Porto receber o protesto, na Avenida dos Aliados, tendo-se registado alguns desacatos, com um grupo de empresários destes setores a arremessarem garrafas contra agentes da PSP e a queimaram caixões. O protesto reuniu mais de mil empresários.

Missa pelas vítimas da pandemia de covid-19 no Santuário de Fátima

  • A missa é celebrada pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, na qual deverão participar o Presidente da República e o primeiro-ministro.
  • A celebração antecede a última sessão da assembleia plenária de novembro da Conferência Episcopal, que está a decorrer em Fátima e que termina durante a tarde de hoje.

Liga das Nações: de novo, a França

  • A seleção nacional, detentora do troféu, pode assegurar hoje a qualificação para as meias-finais da Liga das Nações, caso vença a campeã mundial França, no Estádio da Luz, em Lisboa.
  • Uma vitória de uma das equipas será garantia de apuramento automático, já que o vencedor passará para a frente com três pontos à maior, faltando disputar apenas uma jornada, a sexta e última, na qual Portugal visitará a Croácia e a França receberá a Suécia, sendo que croatas e suecos já estão afastados da corrida ao apuramento.

  • O jogo entre Portugal e França está agendado para 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa, e será dirigido pelo alemão Tobias Stieler.

A "Primeira vez" em Faro

  • A Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta hoje, no Teatro das Figuras, em Faro, o espetáculo "Primeira vez", depois de a estreia em Lisboa, em outubro, ter sido adiada devido a um caso positivo de covid-19 num bailarino.
  • O espetáculo, cuja entrada tem o valor de 15 euros, está marcado para as 21:30 no Teatro das Figuras, em Faro. Será depois apresentando em Lisboa no mês de dezembro.
 
 
Vive num concelho de risco elevado? Este é o guia para os próximos dois fins de semana com restrições
 
 

Atualidade

 

A maioria da população portuguesa, residente nos concelhos que apresentam maior risco de contágio pelo novo coronavírus, mergulha nestes dias numa série de medidas restritivas próprias. Saiba aqui o que pode e o que não pode fazer este sábado e domingo (e no próximo fim de semana).

 
 
 
"Sentimo-nos com uma mesa às costas, sem saber o que fazer". Três chefs contam como "dificilmente" vão conseguir sobreviver
 
 

Atualidade

 

André Lança Cordeiro (“Essencial”), Alexandre Silva (“Loco” e “Fogo”) e João Rodrigues (“Feitoria”). Três histórias de três cozinheiros sobre restaurantes e restauração em tempo de pandemia. Uma conversa sobre um setor em crise à espera de respostas e medidas para fazer face aos encerramentos, aos novos horários, às dificuldades em pagar despesas e falta de gente. Até lá, adaptam-se e abraçam ideias. Do take away à venda de pão. Sem saber o que o futuro lhes reserva.

 
 
 

Revista de Imprensa: Uma nova 'final' entre Portugal e França e os Açores no epicentro de uma tempestade política

 
 

Público:

- “Grande Reportagem: Médicos na Venezuela, operários cá. ‘Temos de implorar trabalho’”

- “Centros de saúde: Só chegaram cinco mil dos 30 mil telemóveis prometidos”

- “The Crown: A vez de Diana e de sua majestade Margaret Thatcher”

Jornal de Notícias:

- “Norte é pior região ibérica e uma das mais atingidas da Europa”

- “Carga policial pôs fim ao protesto dos empresários no Porto. Hoje há manifestação em Lisboa”

- “Reportagem: O ‘medo’ que assola Paredes e a ‘sorte’ de quem vive em Leiria”

Sol:

- “Entrevista com médica-cientista cobaia na vacina da Pfizer: ‘Ainda não tomei a segunda dose. Acredito que a vacina esteja pronta lá para janeiro’”

- “Universidade de Washington prevê mínimo de 10 mil mortos em Portugal até março e 40 mil no pior cenário”

- “Equipa da Universidade de Lisboa estima pico de infeções a partir de dia 20, mas pressão sobre hospitais vai manter-se e número de mortes será crescente nas próximas semanas”

Diário de Notícias:

- “Ilegalidade, incúria, mentira e desumanidade: o retrato do SEF dado pela morte de Ihor”

- “Covid-19: Assim que a vacina for aprovada poderá chegar a Portugal poucos dias depois”

- “Presidente da Anacom, Cadete de Matos: ‘No 5G, o país não pode estar refém de nenhuma empresa”

Correio da Manhã:

- “Circulação limitada este fim de semana e ‘takeaway’ proibido”

- “Casal de idosos morre com diferença de 24 horas”

- “Três milhões de doentes de risco sem vacina da gripe”

A Bola:

- “Portugal-França: Xeque-mate”

- “Reis da Europa e do mundo em jogo que pode decidir passagem à final da ‘tour’”

- “Benfica: Jorge Jesus decisivo para convencer Lucas Veríssimo”

Record:

- “Entrevista a Nuno Santos: ‘Temos fome de vencer’”

- “Ronaldo está a 3 golos dos 750”

- “Deschamps: ‘Não vamos rebaixar-nos’”

O Jogo:

- “Portugal-França: Ganhar abre porta do mundial”

- “Sporting: Nuno Santos explica como se foge à pressão em Alvalade: ‘Fome de vencer é enorme’”

- “FC Porto: Matadores chamados ao palco”

 
 
 
 

 
 

A situação política nos Estados Unidos está numa indefinição que costumamos associar aos regimes autoritários ou aos países a que os norte-americanos chamavam “repúblicas das bananas”, e que agora verificam, siderados, que se aplica ao seu próprio país. Continuar a ler

 
 
 
Paulo Sande: "A Europa tem de perceber que tem de se bastar a si própria, não pode continuar tão dependente da administração norte-americana"
 
 

Atualidade

 

A Europa já tinha recebido vários avisos, mas preferiu ignorar. Agora, Trump e a sua administração trouxe-lhe "um choque de realidade". Paulo Sande, especialista em questões europeias, diz que é hora de agir.

 
 
 
Acho Que Vais Gostar Disto: Rir Para Não Chorar
 
 

Vida

 

Ninguém queria fins de semana assim, mas o melhor que podemos fazer é adaptarmo-nos às circunstâncias (e talvez começar os dias um bocadinho mais cedo). O plano para a newsletter de hoje é muito simples: fazer um roteiro de séries para que as horas em casa sejam um passeio… salvo seja. Para leres já de seguida!

 
 
 
“Rezar de Olhos Abertos”. Uma nova forma de olhar para a vida, até às segundas-feiras
 
 

Vida

 

A oração é constituída por palavras, mas também por vazios e silêncios. Não é um caminho linear — "a própria vida não é assim: é cheia de altos e baixos". Também não tem de ser uma prática antiquada, de frases feitas e temas ultrapassados. Rezar é aprender a ser e, consequentemente, olhar em redor para ver o mundo — desde as segundas-feiras habitualmente intragáveis às crises que nos assolam. E tudo isto pode ser feito com a ajuda das palavras de José Tolentino Mendonça.