Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 03 jan 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Um "mini" estado de emergência para começar o ano

 
 

Edição por Marta Pedreira Mixão

Marcelo quer renovar estado de emergência por oito dias e alega falta de dados

  • O Presidente da República pretende renovar o estado de emergência com "o mesmo regime" por oito dias já que não há dados suficientes relativamente ao período natalício, dando tempo para "encontrar uma solução que aponte para um mês".
  • No primeiro debate das presidenciais, que colocou Marcelo Rebelo de Sousa frente a frente com a bloquista Marisa Matias, o Presidente da República foi questionado sobre a possibilidade do atual estado de emergência ser renovado apenas por uma semana e não por 15 dias como habitualmente.
  • De acordo com o chefe de Estado, "não há dados suficientes relativamente ao período de Natal", havendo mesmo "dados que são contraditórios", justificando que "houve pontes consecutivas e não houve testes".
  • "O que é isto significa? Só é possível ter uma reunião com os especialistas no dia 12, mas não é possível criar um vazio. Para não criar um vazio há que renovar", afirmou.
  • Assim, Marcelo Rebelo de Sousa, "se os partidos concordarem, se o Governo concordar, se a Assembleia autorizar", renova-se o estado de emergência "com o mesmo regime durante oito dias" para assim se "dar tempo para se ter um conjunto de dados que permita encontrar uma solução que aponte para um mês".

Parlamento arranca o ano com renovação do estado de emergência e debate sobre o clima 

  • O parlamento arranca os trabalhos em 2021 na próxima quarta-feira, dia 6 de janeiro, com a discussão em plenário da renovação do estado de emergência, e debate na quinta-feira 11 iniciativas sobre o clima.
  • O plenário começa às 15:00, na quarta-feira, com um debate sobre o relatório sobre a aplicação da declaração do estado de emergência no período de 9 a 23 de dezembro, seguindo-se a discussão sobre um novo pedido de autorização para renovar aquele regime.
  • Na segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber os partidos políticos com assento parlamentar para os ouvir sobre esta renovação antes do debate parlamentar.
  • O estado de emergência em vigor, que termina na próxima quinta-feira, foi aprovado no parlamento no dia 17 de dezembro.

Covid-19: Mais de 84,5 milhões de casos de infeção

  • Desde o início da pandemia foram diagnosticados mais de 84,5 milhões de casos de infeção pela covid-19 e morreram 1.835.788 pessoas, segundo revelou hoje a universidade norte-americana Johns Hopkins.
  • Estes dados publicados pela universidade pressupõem que houve um aumento de mais de 1,1 milhões de contágios desde o começo do ano novo.
  • Segundo a universidade, a mais recente contagem indica que já houve um total de 84.588.500 casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que foi declarada a pandemia. Na sexta-feira, este valor situava-se nos 83.474.757 casos.
  • Na quinta-feira cumpriu-se exatamente um ano desde que a China informou a Organização Mundial de Saúde do aparecimento de um vírus, então desconhecido, na cidade de Wuhan.

Dakar2021: Price vence e assume o comando nas motas

  • O australiano Toby Price (KTM) venceu hoje a primeira especial do rali Dakar de todo-o-terreno, na competição das motas, e assumiu a liderança da classificação geral.
  • O piloto da KTM aproveitou o tempo perdido pelos principais adversários da Honda, o norte-americano Ricky Brabec e o espanhol Joan Barreda, que abriram a pista esta manhã, para dar um passo importante rumo à reconquista do troféu.
  • Price concluiu os 277 quilómetros da especial de hoje, que ligou Jeddah a Bisha, com 1.29 minutos de vantagem sobre o argentino Kevin Benavides (Honda) e 2.49 minutos sobre o austríaco Mathias Walkner (KTM).
  • Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) foi o melhor português, terminando integrado no grupo dos primeiros pilotos em pista, cedendo 13.11 minutos para o vencedor, estando provisoriamente na 17.ª posição.

Benfica nos Açores tenta reaproximação ao líder Sporting. FC Porto recebe Moreirense

  • O Benfica procura hoje reaproximar-se do Sporting, líder da I Liga de futebol, no confronto nos Açores com o Santa Clara, a partir das 16:00 locais (17:00 em Lisboa), em jogo da 12.ª jornada.
  • A equipa de Jorge Jesus tem de vencer para manter a diferença de dois pontos para o Sporting, que no sábado, no primeiro jogo do ano do campeonato, recebeu e venceu o Sporting de Braga, por 2-0, e reforçou a liderança da I Liga, somando 32 pontos.
  • Nos Açores, o Benfica apresenta-se com Pizzi, recuperado da infeção pelo novo coronavírus, mas com várias baixas no grupo, devido a seis casos de covid-19 no plantel.
  • Os ‘dragões’, que são terceiros, com 25 pontos, somam 12 vitórias nos 13 últimos jogos em todas as competições.
  • Também hoje a I Liga terá os encontros entre Tondela e Famalicão (13:00), Marítimo e Boavista (15:00) e Paços de Ferreira e Rio Ave (19:00), com os vila-condenses a entrarem pela primeira vez em campo depois do despedimento do técnico Mário Silva.
 
 

Revista de imprensa: 40 mil empresas pediram apoios a fundo perdido e PS mantém fosso para o PSD

 
 

Público:

- “Quarenta mil empresas em crise já pediram apoios a fundo perdido”

- “Grande Reportagem: As histórias das últimas mulheres que vivem a transumância em Portugal”

- “Sem medo da covid-19: Estudantes estrangeiros continuam a vir para Portugal”

- “’Brexit’: Sturgeon: Escócia independente voltará à União Europeia”

Jornal de Notícias:

- “Justiça manda reintegrar militares da GNR condenados por agressão a imigrantes”

- “Consumo: Portugueses gastam mais 682 milhões no supermercado”

- “Covid: Terceira vaga chegou à boleia das festas de Natal”

Diário de Notícias:

- “13 pontos: PS mantém fosso para o PSD”

- “Fraca criação de emprego, avisam BdP e OCDE”

- “Como é estar do outro lado da pandemia quando se é médico”

Correio da Manhã:

- "100 mil empregos em risco na restauração"

- "20 mil cafés e restaurantes à beira da falência"

- "Toma vacina a 30 e morre no ano novo"

A Bola:

- "Campeonato de Portugal é esgoto do desporto" [entrevista de Joaquim Evangelista]

- "Santa Clara - Benfica - Entrar com o pé direito depois do pior ano da última década"

- FC Porto - Moreirense - Mbemba 'in', Pepe de fora"

Record:

- "Leão faz acreditar"

- "'Tenho a mesma paixão' - Jesus garante a Conceição que não está apático"

- "13 casos de Covid no V. Guimarães"

O Jogo

- "Olho para o título"

- "'Quem se deslumbra fica em casa'" [Sérgio Conceição]

- "'Gosto do um contra um'" [entrevista de Pedro Neto]


Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24