Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 16 fev 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Carnaval à distância

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Pandemia obriga Carnaval a desfilar na Internet

  • Apesar de o Governo ter decretado que este ano não havia tolerância de ponto para os funcionários públicos no Carnaval, são muitos os municípios que dispensam os seus funcionários esta terça-feira - até porque o dia está previsto como feriado na generalidade dos contratos de trabalho em funções públicas -, para que os foliões festejem em casa, mantendo algumas das tradições através da Internet.
  • Em muitas cidades de tradição carnavalesca, como Ovar, Estarreja, Mealhada, Torres Vedras ou Loulé, foram preparados programas 'online' para remediar a festa que não pode ser feita na rua, como o desfile dos corsos.
  • Em Torres, por exemplo, várias associações criaram o movimento "Carnaval em Casa", transpondo para as plataformas digitais (www.carnavalemcasa.pt) várias iniciativas, e, para assinalar a ausência de “matrafonas” pelas ruas, o município inaugurou, na sexta-feira, o monumento "A Máscara", de homenagem a todos os profissionais que trabalham na linha da frente na prevenção e combate à pandemia, que ficará exposto durante um mês no centro da cidade.
  • Em Macedo de Cavaleiros (Bragança), os Caretos de Podence celebram o Entrudo Chocalheiro em casa, à varanda, com o dia a terminar com a queima do Entrudo, que este ano “queima” de forma simbólica o coronavírus, o causador da pandemia da covid-19.
  • Na Madeira, o Governo regional cancelou todo o programa e o cartaz turístico do Carnaval e, para prevenir festas e convívios, alterou as regras de confinamento “durante toda a semana”, com o encerramento das atividades comerciais às 17:00 e recolher obrigatório às 18:00.
  • Também nos Açores, as danças e os bailinhos de Carnaval da Terceira, que integraram em 2020 o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, foram cancelados, assim como todas as festividades.

Plano de Recuperação e Resiliência para todos verem

  • O executivo justifica que, “com base no diagnóstico de necessidades e dos desafios”, foram definidas três “dimensões estruturantes” de aposta - a da resiliência, da transição climática e da transição digital -, às quais serão alocados 13,9 mil milhões de euros em subvenções a fundo perdido das verbas europeias pós-crise.
  • No documento, estão também previstos 2,7 mil milhões de euros em empréstimos, mas fonte do executivo garante que “ainda não está assegurado” que Portugal irá recorrer a esta vertente do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal instrumento do novo Fundo de Recuperação da União Europeia.
  • Combinando o Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027, de 1,074 biliões de euros, e o Fundo de Recuperação de 750 mil milhões, a UE dispõe assim de uma ‘bazuca’ de 1,8 mil milhões de euros para fazer face à crise gerada pela covid-19, cabendo a Portugal cerca de 45 mil milhões - 30 mil milhões de euros do orçamento comunitário para os próximos sete anos, a que acrescem 15,3 mil milhões de euros em subvenções do Fundo de Recuperação -, havendo ainda a possibilidade de o país pedir empréstimos, se o desejar.
 
 
Susana Bicho
 
 
 
 

Estas histórias são todas baseadas na realidade e a realidade é muitas vezes dura. Continuar a ler

 
 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Os eleitores catalães, desta vez, ofereceram duas possibilidades de maioria para governar: uma, ideológica, formada pelos partidos da esquerda (PSC, ERC e Em Comú Podemos); outra, identitária, composta pelos partidos independentistas (ERC, Junts e CUP). Qualquer destas maiorias (ambas com 74 deputados) tem o conforto aritmético de superar os 68 lugares da maioria absoluta. Continuar a ler

 
 
 
A NBA vai a um terço da época e estas são as três perguntas mais importantes a fazer
 
 

Desporto

 

Passado um terço da época na NBA, faz sentido fazer um primeiro balanço da temporada. O Bola ao Ar, podcast sobre NBA produzido pela MadreMedia, presta-se a fazer este exercício num episódio onde também se estreia uma nova rubrica.

 
 
 
Revista de Imprensa: As alterações climáticas por Bill Gates e o anti-Lobby Gay
 
 

Atualidade

 

Os principais destaques nos jornais e revistas desta terça-feira, dia 16 de fevereiro.