Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 14 out 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Entraram mais nove mil estudantes no Ensino Superior, mas mais de metade dos candidatos ficou de fora

 
 

Mais de nove mil estudantes ficaram colocados na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cujos resultados são hoje divulgados e mostram que sobraram 4.441 vagas para os próximos concursos.

Os dados são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) que mantém as estimativas de este ano se ultrapassar os 100 mil novos alunos quando estiverem concluídas todas as formas de acesso no ensino superior publico e privado.

Nesta 2.ª fase do Concurso Nacional concorreram quase 23 mil pessoas, tendo ficado colocados 9.154 estudantes, ou seja, apenas 40% do total dos candidatos.

Ao contrário do que aconteceu na 1.º fase, houve agora mais colocados em instituições de ensino politécnico (4.822) do que em universidades (4.272).

Na 1.º fase, dos quase 50 mil colocados, cerca de 30 mil entraram em universidades e menos de 20 mil em institutos politécnicos.

Os números mostram ainda que 72% dos candidatos ficaram colocados nas suas três primeiras opções, menos do que a percentagem de alunos que na 1.ª fase conseguiu um lugar no curso que queria.

Sobraram para a 3.º fase do concurso nacional 4.441 vagas, a maioria em cursos de institutos politécnicos. Numa análise feita pela Lusa destacam-se inúmeros cursos nos politécnicos de Bragança, Guarda ou Castelo Branco que continuam a ter um elevado número de vagas por preencher.

Alguns cursos de engenharia voltam a estar em destaque pela baixa procura, mas também existem outros cursos de engenharia que surgem entre os mais procurados com médias acima dos 19 valores.

O curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Aveiro é o segundo com a média mais elevada, já que o único aluno que agora entrou tinha uma média de 19,48.

 
 
Polícia norueguesa investiga o assassinato de cinco pessoas em Kongsberg. Suspeito é dinamarquês
 
 

Atualidade

 

O autor do ataque que fez cinco mortos e dois feridos na cidade norueguesa de Kongsberg, quarta-feira, usou "outras armas" além do "arco e umas flechas", disse hoje fonte judicial sem fornecer detalhes.

 
 
 
Marcelo alerta: "Se orçamento fosse chumbado, dificilmente o Governo podia continuar"
 
 

Atualidade

 

Presidente da República avisou hoje que um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 "muito provavelmente" conduziria à dissolução do parlamento e a eleições antecipadas, com "seis meses de paragem na vida nacional".

 
 
 
Autárquicas: Rui Moreira e PSD estabelecem acordo de governação para os próximos quatro anos
 
 

Atualidade

 

O movimento do independente Rui Moreira, reeleito presidente da Câmara Municipal do Porto sem maioria, e o PSD estabeleceram um acordo de governação e acordaram medidas para os próximos quatro anos de mandato, foi hoje revelado.

 
 
 
La Palma regista sismo de magnitude 4,5 na escala de Richter, o maior até agora
 
 

Atualidade

 

Um total de 60 sismos foram registados na ilha de La Palma (Canárias) desde as 00:00 de hoje, um deles de magnitude 4,5, o maior sentido até agora desde que a erupção do vulcão começou, há 26 dias.

 
 
 
“Por que vou tomar vacina? Seria o mesmo que jogar 10 reais na lotaria para ganhar 2”. Bolsonaro diz que conta com "novos estudos" para não se vacinar
 
 

Atualidade

 

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse estar a usar "novos estudos" para não se vacinar contra a covid-19, garantindo ter uma proteção contra a doença porque já foi infetado e a sua imunidade "está no topo".

 
 
 
“Se improvisamos num submarino, não voltamos à tona”. Gouveia e Melo explicou a uma TV japonesa o sucesso da vacinação em Portugal
 
 

Atualidade

 

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo foi entrevistado no âmbito de uma reportagem de uma estação japonesa quanto ao processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal. O coordenador da task force comparou o processo de planeamento a uma estratégia militar, sem espaço para improvisação ou soluções de última hora.

 
 
 
Patrícia Reis
 
 

Vivemos dias de profunda ilusão. Só se ouve falar de bazucas e recuperações, de dinheiro que chegará e de um Orçamento do Estado cujo impacto real na vida dos portugueses, bem vistas as coisas, poucos conseguem entender. Continuar a ler

 
 
 
UE garante "tolerância zero" para violação de regras de concorrência na energia e investiga manipulação do mercado
 
 

Economia

 

A Comissão Europeia garantiu hoje que terá "tolerância zero" para práticas que violem as regras de concorrência da União Europeia (UE) no setor energético, estando a investigar alegada manipulação do mercado e especulação no regime de licenças.

 
 
 
Comissão Europeia quer países a considerarem aquisição conjunta voluntária de gás
 
 

Economia

 

A Comissão Europeia instou hoje os Estados-membros da União Europeia (UE) a analisarem "potenciais benefícios" de uma aquisição conjunta voluntária de reservas de gás, em altura de crise energética, iniciativa semelhante à realizada para compra de vacinas anticovid-19.