Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 19 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

70%

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • Quando em março de 2020 os primeiros casos de covid-19 apareceram em Portugal, a esperança de uma imunização parecia distante. Quando no fim desse ano as primeiras vacinas começaram a ser aprovadas, o sucesso da sua chegada a Portugal parecia tremer. Quando os primeiros planos para vacinar a população foram apresentados, os temores pareciam concretizar-se.
  • Agora, Portugal tem desde ontem 70% da população vacinada. Houve erros pelo caminho: erros do Estado; erros dos profissionais; dos fabricantes; da logística; da política; da ciência. Mas eis-nos aqui chegados.
  • Esta meta não é mais que simbólica (ainda que tenha o condão de desbloquear mais uma fase no desconfinamento), já que a pandemia — a doença — está longe de terminar.
  • Marta Temido admitiu no jornal da hora do almoço da SIC que esta sexta-feira pode ter lugar um conselho de ministros extraordinário. Mas sublinhou que, por exemplo, o fim do uso obrigatório de máscaras na rua está dependente da apreciação do parlamento.
  • Porém, sublinhe-se, o Serviço Nacional de Saúde, mesmo depois de um ano em sobrecarga e de ter começado 2021 à beira do colapso, conseguiu ser um dos mais eficazes do mundo na aplicação de vacinas à população.
  • Convém também notar que, apesar das críticas com o não alargamento do processo aos privados (como farmácias), certo é que o único centro de vacinação gerido por uma entidade privada — a Unilabs — é também aquele onde houve problemas mais sérios: o espaço instalado no Queimódromo do Porto (com a atividade entretanto suspensa para se perceber o que aconteceu).
  • Não há ilhas neste planeta. Por isso, mesmo que Portugal chegue aos 100% da população vacinada, isso não significa que esteja concluída a doença. Há sítios mundo fora onde a percentagem de vacina não chega sequer à dezena.
  • O futuro é um monte de incertezas e outro tanto de probabilidades. Mas ao menos já só nos faltam trinta pontos percentuais para lá chegar.
 
 
Covid-19: Portugal tem 70% da população residente com vacinação completa
 
 

Atualidade

 

A informação foi revelada hoje pela ministra da Saúde, Marta Temido, em entrevista ao telejornal da SIC. Isto significa que a meta foi atingida "umas semanas" antes do previsto. No entanto, o objetivo agora é chegar "aos 85%", embora não exclua a possibilidade de existir uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para antecipar as datas inicialmente previstas no plano de desconfinamento do Governo.

 
 
 
Máscaras na rua pelo menos até setembro. Só o parlamento pode mudar a lei, mas os deputados estão de férias
 
 

Atualidade

 

O gabinete da primeira-ministra em exercício (Mariana Vieira da Silva) confirmou hoje ao ‘Público’ que a decisão de terminar com a obrigatoriedade do uso de máscaras na via pública quando não seja possível manter o distanciamento só pode ser tomada pela Assembleia da República — mas os deputados só voltam de férias a 5 de setembro.

 
 
 
Covid-19: Portugal com mais 12 mortes e 2.554 casos. R(t) sobe ligeiramente, mas internamentos continuam a baixar
 
 

Atualidade

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico desta quinta-feira. Número de internamentos desce pelo terceiro dia consecutivo, incidência subiu ligeiramente e R(t) e aproxima-se de 1.

 
 
 
Chamas em Odemira causaram quatro feridos, um dos quais grave. Mas incêndio ainda está ativo
 
 

Atualidade

 

O incêndio que está ativo em Odemira, desde quarta-feira, provocou quatro feridos, um deles grave, além de uma pessoa ter sido assistida no local, revelou hoje o comandante operacional distrital de Beja (CODIS) da Proteção Civil, Carlos Pica.

 
 
 
IVAucher: Manuais escolares vão contar para o programa e acumulam com despesas do IRS
 
 

Economia

 

A compra vai acumular com despesas do IRS, mas para conjugar com o IVA vai ser necessário adquirir os manuais até ao final do mês de agosto.

 
 
 
Ciclismo. Primeira Volta a Portugal Feminina na estrada em setembro
 
 

Desporto

 

A primeira Volta a Portugal feminina vai realizar-se de 02 a 05 de setembro, com cerca de uma centena de ciclistas a percorrerem 259,3 quilómetros, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

 
 
 
Manuel Cardoso
 
 

A palavra “complexo” deve ter sido criada por um antigo a quem perguntaram “olha lá, como é que está a situação no Médio Oriente e na Ásia Central?” Continuar a ler

 
 
 
Ministro da Defesa fala em "trabalho intenso" do governo português para receber civis do Afeganistão
 
 

Atualidade

 

O ministro da Defesa disse hoje que o Governo está a desenvolver "um trabalho intenso" entre as várias tutelas para a retirada de civis do Afeganistão e a sua receção em Portugal, que pode acontecer já este mês.

 
 
 
Norberto Mourão: "Já terei 44 anos em Paris2024... Esta é mesmo a grande oportunidade para um grande resultado"
 
 

Desporto

 

Portugal estreia-se na canoagem nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e foi Norberto Mourão quem garantiu a primeira vaga. O canoísta, campeão europeu em título, vê no Japão o 'tudo ou nada' para "um grande resultado" e primeiro objetivo passa por garantir um lugar na final.

 
 
 
Manuel Mendes: "É sempre uma emoção muito grande ver os atletas a superarem-se"
 
 

Desporto

 

Manuel Mendes quer somar outro 'metal' à medalha de bronze conquistada nos Jogos do Rio2016. Desta vez para a dedicar ao filho de dois anos, de quem leva a chupeta para contornar as saudades. Em Tóquio, as principais dificuldades serão as condições climatéricas. Adversidades que o maratonista, campeão nacional, procurará "contornar da melhor forma com juízo e resiliência".