Ventura diz que o governo "parece uma agência da Remax" e Montenegro oferece-lhe um terreno
Editado por Beatriz Cavaca
O SAPO24 esteve a acompanhar esta tarde a apresentação da primeira moção de censura ao governo de Luís Montenegro. Esta acontece menos de 11 meses depois de tomar posse pelo Chega e tem já rejeição garantida pelo parlamento.
O debate começou no parlamento, às 15h00, e tem por título “Pelo fim de um Governo sem integridade, liderado por um primeiro-ministro sob suspeita grave”. A origem é a situação da empresa da qual Luís Montenegro foi sócio até junho de 2022 e que agora pertence à sua mulher e aos filhos de ambos.
Entre as intervenções mais marcantes dos vários grupos parlamentares destacou-se a do líder do Chega que destacou que: "Chegámos aqui porque este emprego se tornou uma agência de empregos e não um governo a trabalhar por Portugal". "Este governo mais parece uma agência da Remax", devido aos casos que surgiram nos últimos dias e que envolvem os ministros da Coesão, do Trabalho ou da Justiça, disse ainda.
Depois das múltiplas intervenções dos vários grupos parlamentares, o primeiro-ministro afirmou que: "Se André Ventura ou algum deputado da bancada do Chega conseguir demonstrar que as alterações à lei dos solos tem implicação na utilização e reconfiguração desta propriedade, eu sou menino para violar fortemente a minha consciência fraternal e oferecer este terreno ao Chega".
Enumerou ainda os patrimónios “do magnata imobiliário” que o Chega diz ser o primeiro-ministro e descreveu cada um dos terrenos, reforçando algumas características, como as árvores de fruto que cada um tem.
Em exemplos concretos disse que numa das casas passava férias e lembra-se do facto desta “não ter nem água nem luz”. “São estas propriedades o destino da lei dos solos”, ironizou.
Numa geração, Portugal passou a comparar-se com países como o Ruanda ou o Botsuana em termos de corrupção. Que orgulho, não é? Os partidos não podem apenas lavar as mãos como Pilatos, isso não basta. Têm de mudar as regras do jogo, assumir uma política de tolerância zero. Continuar a ler
Neste episódio falamos de gripe, Covid-19 e outros vírus. E saberemos nós o que é realmente um vírus? Diana Lousa, investigadora no Laboratório de Modelação de Proteínas do ITQB NOVA, explica-nos tudo neste episódio.