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Newsletter diária • 03 abr 2025

 
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A luta dos anjos. Trump e UE respondem a provocações com aumento tarifas

 
 

Editado por Ana Filipa Paz

Esta quinta-feira, os Estados Unidos anunciaram tarifas de 20% sobre os produtos da UE, em resposta à tarifa de 39% imposta aos produtos norte-americanos.

O pacote de tarifas de Donald Trump também teve a Europa como alvo, que não tardou a responder. "Eles fazem-no, nós fazemos-lhes o mesmo, não podia ser mais simples do que isso", afirmou o presidente americano.

No que diz respeito à União Europeia, Trump comenta que “parecem muito simpáticos, mas, roubam-nos à descarada”. E, por isso, impõe as seguintes medidas:

  • 20% de tarifa sobre os produtos europeus;
  • Tarifa-base de 10% para todos os países a nível global;
  • 25% dos direitos aduaneiros sobre as importações de aço, alumínio, automóveis e peças de automóveis.

Quais são os países europeus que exportam mais para os EUA?

As exportações da UE representam mais de 15 % das exportações mundiais. Em 2023, 13,7% das importações dos EUA vieram da Europa. Em contrapartida, 14,3% das exportações americanas tiveram como destino o continente europeu.

De acordo com o Eurostat, a Alemanha, a Itália e a Irlanda são os países europeus que exportam mais para os EUA. Em 2024, exportaram:

  • Alemanha: 157 mil milhões de euros.
  • Itália: 67 mil milhões de euros.
  • Irlanda: 51 mil milhões de euros.

Os produtos mais exportados para os EUA são:

  • Óleos de petróleo e petróleo bruto.
  • Produtos médicos e farmacêuticos.
  • Gás natural.
  • Automóveis e veículos a motor.
  • Recursos humanos.

Para que países são exportados mais produtos europeus?

Em 2024, os principais destinos das exportações europeias foram:

  • Estados Unidos da América: 20,6%
  • Reino Unido: 13.2%
  • China: 8.3%
  • Suiça: 7.5%
  • Turquia: 4.3%

Este ano, os EUA importaram pouco mais de 584 mil milhões de euros em bens da União Europeia, segundo a US Census Bereau, valor que vai certamente diminuir com a imposição das novas taxas alfandegárias.

A presidente da Comissão Europeia reconheceu que o sistema de comércio mundial tem “graves deficiências”, mas diz que a Europa "está pontra" e que “não é tarde para resolver os problemas através de negociações”.

 
 
 
 

 
 

Sempre fui crítico da proliferação de publicidade no espaço público, que surge um pouco por todo o lado, com particular incidência nas zonas urbanas. E continuarei a sê-lo. Entendo-a como invasora e agressiva. Um tremendo desperdício de recursos e geradora de poluição visual. Dificulta a fruição e fluidez do espaço público, sendo muitas vezes barreira visual e distração para condutores e transeuntes. Continuar a ler