Edição por Alexandra Antunes
No último dia de campanha para as eleições autárquicas, os líderes partidários estão hoje um pouco por todo o país, em autarquias-chave que querem reconquistar, manter ou nas quais esperam eleger representantes.
- O secretário-geral do PS, António Costa, começa o dia com um almoço-comício em Odivelas, seguido de uma descida do Chiado, em Lisboa, com o atual presidente e recandidato à autarquia Fernando Medina, câmara que o PS quer manter.
- Rui Rio, num final de campanha pouco tradicional, termina a corrida eleitoral nos Açores, região escolhida para o encerramento da campanha nacional do partido devido à conquista social-democrata sobre o PS nas eleições regionais de 2019.
- A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, começa o dia juntando-se a um protesto dos trabalhadores da refinaria Galp em frente à Câmara Municipal de Matosinhos, um dos temas ‘quentes’ da campanha.
- O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, faz a sua última aposta em Setúbal, Moita e Almada – ex-bastião que os comunistas querem reconquistar aos socialistas. Jerónimo vai a Lisboa para mais um comício na Voz do Operário, mas volta para Setúbal, já para os discursos finais.
- Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, tem marcadas arruadas na Pampilhosa da Serra e em Oliveira do Hospital – autarquia onde é candidato à Assembleia Municipal e onde fará o seu comício de encerramento.
- A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, estará no Porto e em Braga antes de participar na greve climática estudantil.
- O líder do Chega, André Ventura, arranca o último dia de campanha na Lourinhã e em Mafra para duas arruadas, seguidas de um comício, à tarde, em Almada. Já em Lisboa, Ventura vai descer o Chiado até ao Largo do Município e finaliza a agenda com um jantar comício no Pátio da Galé.
- João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, vai passar o dia por Cascais, com uma arruada e um “mini comício” e segue viagem para Sintra, onde terá nova arruada e almoço.