Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 08 ago 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

À conversa com Luaty Beirão

 
 

Por Inês F. Alves

  • Angola entrou oficialmente em contagem decrescente este mês: mais de 14 milhões de angolanos, incluindo residentes no estrangeiro, estão habilitados a votar em 24 de agosto, naquela que será a quinta eleição da história do país.
  • Recorde-se que desde que entrou em vigor a Constituição de 2010 que não se realizam eleições presidenciais em Angola, sendo o presidente e o vice-presidente de Angola os dois primeiros nomes da lista do partido mais votado no círculo nacional.
  • As sondagens apontam para uma vitória, com direito a maioria absoluta, do MPLA, partido de João Lourenço e do recentemente falecido José Eduardo dos Santos.
  • E são já várias as contestações à forma como o processo eleitoral está a decorrer
    • No final do mês de julho, membros da sociedade civil angolana anunciaram que vão impugnar as eleições devido à “inexistência de condições legítimas e credíveis, que garantam o processo eleitoral livre, justo e transparente”. Contestam a fornecedora do material informático das eleições, os “vícios da atual Lei Orgânica das Eleições, que anula o escrutínio municipal e a não fixação das atas síntese nas assembleias de voto”.
    • Já em agosto, uma ação popular subscrita por 57 membros da sociedade civil foi apresentada junto do Tribunal Supremo (TS) angolano contra o atual presidente e os órgãos de informação públicos, pela “falta de isenção e tratamento desigual” dos partidos políticos.
    • Também este mês, um grupo de cidadãos residentes em Angola e na diáspora lançou uma petição dirigida à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana, em que exige a purga dos cadernos eleitorais de “milhões de pessoas falecidas”.
  • É neste contexto que o Gonçalo Lopes, jornalista do SAPO24, entrevista o rapper e ativista político Luaty Beirão, numa conversa onde este dá conta das esperanças goradas em João Lourenço, que apesar de ter herdado um país "em recessão, com pobreza generalizada e corrupção das instituições", fez, a seu ver, um trabalho "medíocre". É só clicar em baixo para ler na íntegra.
 
 
Luaty Beirão: "Não sei se a visão reformista de João Lourenço era genuína ou quis apenas desmantelar o poder de José Eduardo dos Santos"
 
 

Atualidade

 

Entrevista de Luaty Beirão, músico e ativista angolano, que na semana passada subscreveu uma ação judicial contra o atual presidente de Angola.

 
 
 

Ainda a marcar a atualidade

 
 
 
 
Uma trégua frágil em Gaza
 
 

Atualidade

 
 
 
Pôr do Sol: O fenómeno está de volta!
 
 

Vida

 

Foi uma das séries portuguesas mais badaladas dos últimos tempos e junta humor, paródia e algumas das referências mais icónicas da cultura portuguesa! E, agora, está de volta para uma segunda temporada que nos promete arrancar mais risos.