Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 18 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A fuga dos cérebros

 
 

Edição de Pedro Soares Botelho

  • Cientistas e investigadores em Portugal consideram que o emprego científico não é valorizado no país face a outros, a grande maioria vive na precariedade, o que leva a que quase todos só perspetivem um futuro no estrangeiro, conta esta quarta-feira a agência Lusa.
  • Os dados são as conclusões de um inquérito 'online' colocado a 300 investigadores no mês de maio pela Associação Nacional de Bioquímicos (ANBIOQ), cujos resultados foram hoje divulgados.
  • A quase totalidade dos inquiridos (94,6%) defende que o emprego científico não é valorizado em Portugal e 70% declararam sentir-se numa situação muito precária em termos laborais, um sentimento reportado até por aqueles que têm contrato de trabalho num universo em que o vínculo costuma ser uma bolsa de investigação, que não garante direitos sociais, estabilidade ou perspetivas de futuro, de acordo com os testemunhos que acompanham os resultados.
  • “Relativamente à qualidade de vida, 53,5% dos inquiridos considera estar numa situação significativamente mais desfavorável do que a maior parte dos empregos financiados por fundos públicos. Quando é considerado a duração e estabilidade da situação de trabalho, este número sobe para 70%. Contrariamente ao esperado, os inquiridos com contrato de trabalho apresentam valores ainda elevados (44,8% e 63,8%) revelando que o contrato de trabalho é um passo em frente, mas não único para dar condições de vida e trabalho aos investigadores portugueses”, lê-se no comunicado da ANBIOQ.
  • Os inquiridos revelam também sentir “desinteresse e falta de apoio” do país, pelo que “84,7% dos inquiridos não se vê ou não sabe se realizaria investigação em Portugal a longo prazo” e “da minoria que consegue perspetivar um futuro em Portugal (somente 14,4%), uma grande percentagem (69,8%) tem contrato de trabalho”.
  • Aspetos formais dos concursos de financiamento são um dos fatores de desmotivação, com os inquiridos a apontarem a transparência e a gestão do financiamento como problemas.
  • O inquérito colocava questões sobre o nível de habilitações, tipo de vínculo laboral, origem do financiamento do projeto científico, emprego anterior no estrangeiro, perspetivas de trabalho a longo prazo em Portugal e se a remuneração é adequada às qualificações e funções.
  • Segundo os dados divulgados, cerca de 90% dos inquiridos têm grau de mestre ou doutoramento, mais de metade é remunerado através de uma bolsa e apenas pouco mais de um terço tem contrato de trabalho.
  • Mais de 85% é financiado por entidades nacionais públicas e o financiamento internacional representa menos de 10% do total.
 
 
"Eles foram-se embora e isto continuou a arder”. Moradores de Castro Marim revoltados por falta de apoio no combate ao fogo
 
 

Atualidade

 

Moradores do interior do concelho de Castro Marim queixam-se da falta de apoio dos bombeiros e de água canalizada para o combate ao incêndio que durante dois dias, entre segunda-feira e hoje, reavivou a memória do fogo de 2004.

 
 
 
Queimódromo. Task force da vacinação só foi avisada dos problemas dois dias depois
 
 

Atualidade

 

O grupo de trabalho que coordena a vacinação em Portugal só foi avisado dos problemas no centro instalado no Queimódromo, no Porto, dois dias depois, no final do dia 11. 'Task force' só toma decisões sobre este centro de vacinação após as conclusões do inquérito a decorrer.

 
 
 
Covid-19: Portugal com mais 17 mortos e 2.983 casos. Internamentos voltam a descer
 
 

Atualidade

 

Portugal regista hoje 17 mortes atribuídas à covid-19, 2.983 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova redução nos internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos.

 
 
 
Governo escolhe Pedro Penim para novo diretor do Teatro Nacional D. Maria II
 
 

Atualidade

 

O encenador, ator e dramaturgo Pedro Penim vai ser o próximo diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, substituindo Tiago Rodrigues, anunciou hoje o Ministério da Cultura.

 
 
 
Fisco alerta para emails fraudulentos sobre reembolso de imposto
 
 

Economia

 

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a circulação de mensagens de correio eletrónico fraudulentas que estão a ser enviadas a alguns contribuintes para que recebam um alegado reembolso.

 
 
 
Autárquicas. Debates na RTP em todas capitais de distrito e mais alguns concelhos — os mais populosos ficaram de fora
 
 

Atualidade

 

A RTP arranca no dia 23 com debates diários em 22 concelhos de norte a sul do país. Estão incluídas todas as capitais de distrito e ainda Almada, Amadora, Figueira da Foz e Odemira. De fora ficam Sintra e Vila Nova de Gaia, respetivamente o segundo e terceiro concelhos mais populosos do país (atrás de Lisboa e à frente do Porto).

 
 
 
Patrícia Reis
 
 

Há anos que digo, tenho muita sorte, não nasci no Afeganistão. As conquistas das mulheres no mundo não são compráveis. Existem muitos países nos quais as mulheres são tratadas como seres de segunda. Continuar a ler

 
 
 
Pelo menos um morto e seis feridos em protesto em Jalalabad no Afeganistão
 
 

Atualidade

 

Pelo menos uma pessoa morreu e seis ficaram feridas após os talibãs terem dispersado violentamente um protesto em Jalalabad, no leste do Afeganistão, confirmou hoje uma autoridade de saúde local à agência de notícias Associated Press (AP).