Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 27 set 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A gripe lado a lado com a covid-19

 
 

Edição por Alexandra Antunes

A vacinação contra a gripe arranca hoje em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo Serviço Nacional de Saúde.

A primeira fase da vacinação gratuita destina-se a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também as grávidas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.

Para esta época gripal (2021/2022), haverá 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe, mais cerca de 146.000 doses face à época gripal 2020/2021, o que representa um aumento de 7%, de acordo com a DGS.

Na sexta-feira, a ‘task force’ que coordena a vacinação contra a covid-19 informou que os centros onde são administradas as vacinas contra a covid-19 iriam “em breve” estar empenhados na vacinação da gripe.

Em Portugal, a vacina é gratuita para cidadãos a partir dos 65 anos, para residentes e internados em instituições, mas também para um grupo de pessoas com doenças específicas, profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.

 
 
Marco Neves
 
 
 
 

A linguagem da nossa espécie é diferente de todas as outras. Como surgiu? Continuar a ler