Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 12 mar 2025

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

"A guerra é na Europa"

 
 

Edição por Alexandra Antunes

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu hoje que os europeus “têm de estar disponíveis” para travar a guerra na Europa, que precisa de investimentos e recursos.

“Nós vivemos na Europa, somos parte da Europa. A Europa tem uma guerra que tem de vencer. A guerra é na Europa, não é em mais nenhum sítio do mundo. Essa vitória que queremos, nessa dimensão, precisa de investimentos, precisa de recursos, e os europeus têm de estar disponíveis para a travar”, afirmou,  no encerramento do Fórum da Banca, que hoje se realizou em Lisboa.

Um pacote para a Defesa

Perante as ameaças da Rússia e da desconfiança a respeito do governo Trump, a União Europeia agora considera maneiras concretas de implementar um enorme plano de 800 mil milhões de euros para fortalecer sua Defesa.

"O tempo das ilusões acabou (...). Precisamos de um reforço da defesa europeia e precisamos disso agora", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na terça-feira.

No entanto, há muitas questões em aberto sobre como a UE mobilizará esses recursos e ainda não se sabe se a obtenção do dinheiro seria suficiente para deter a Rússia e dispensar o poderio militar dos Estados Unidos para a defesa do continente.

Desde a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, os países da UE aumentaram os gastos militares.

A proposta da UE, apresentada na semana passada, baseia-se em dois pilares essenciais. O primeiro é flexibilizar as rígidas regras orçamentais do bloco para permitir que os governos gastem mais em defesa sem incorrer em deficits excessivos.

*Com agências

 
 
 
 

 
 

A política já não se faz com ideias, mas com acusações e muito populismo. Continuar a ler