O Dia da Europa é hoje assinalado por eventos, presenciais e em formato virtual, em todos os 27 Estados-membros da União Europeia (UE), incluindo em Portugal, bem como nos edifícios do Parlamento Europeu, nomeadamente na sede em Estrasburgo (França).
Em Estrasburgo, a efeméride, que assinala a histórica Declaração Schuman, considerada como o momento fundador da atual UE, vjuntou as presidentes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, Roberta Metsola e Ursula von der Leyen, respetivamente, e o Presidente da França (país que detém a presidência semestral do Conselho da UE), Emmanuel Macron, na cerimónia de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa e o primeiro-ministro António Costa.
A Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício de auscultação e participação dos cidadãos naquilo que querem que seja o futuro da Europa, segundo a definição de Bruxelas.
“O objetivo da Declaração Schuman foi garantir a paz a longo prazo na Europa; na sequência do conflito na Ucrânia, os eventos para o Dia da Europa 2022 vão sublinhar o compromisso da UE pela paz e a importância dos valores universais, como a liberdade e a democracia”, refere o Parlamento Europeu.
Em Portugal, a data será assinalada em várias cidades, incluindo em Évora, com a presença da comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.
Na Rússia, é comemorado hoje o “Dia da Vitória”, um dos feriados mais importantes do calendário russo que assinala o dia em que a Alemanha nazi se rendeu às forças soviéticas, na II Guerra Mundial. Este ano, as comemorações do 9 de maio assumem um simbolismo particular, tendo em conta a “operação militar especial”, segundo a definição do Kremlin, iniciada em 24 de fevereiro na vizinha Ucrânia.
No dia da Europa e no dia da Vitória, certo é que ninguém vem ganhando com o conflito de novo no continente.