Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 28 jun 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Francisco Sena Santos
 
 

A guerra desencadeada com a invasão russa da Ucrânia veio dar à NATO, aos 73 anos de vida, o vigor e protagonismo que nunca antes teve. Continuar a ler

 
 
 

Suécia, Finlândia e Turquia reúnem-se no arranque da cimeira de Madrid

 
 

A cimeira da NATO arranca na quarta-feira, mas hoje o dia será já cheio de encontros paralelos em Madrid, como o da Suécia e Finlândia, que querem aderir à organização, com a Turquia, que coloca entraves à pretensão.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, vai encontrar-se com o seu homólogo finlandês, Sauli Niinisto, e com a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, para discutir as candidaturas da Suécia e da Finlândia, na presença do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg.

A Turquia anunciou um bloqueio das candidaturas sueca e finlandesa em meados de maio, e espera-se que a questão seja um dos destaques da cimeira de Madrid. O país acusa a Suécia de albergar militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização que Ancara considera terrorista.

A cimeira de Madrid vai reunir delegações de mais de 40 países, entre os 30 membros da NATO e outros convidados, e decorre condicionada pela guerra na Ucrânia, provocada pela invasão russa de 24 de fevereiro.

O encontro foi convocado e pensado inicialmente antes da guerra na Ucrânia e tem entre os convidados países da Ásia e do Pacífico (Austrália, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia), do Médio Oriente (Jordânia) e de África (Mauritânia), assim como os seis estados da União Eurpeia que estão fora da NATO (Finlândia, Suécia, Áustria, Chipre, Irlanda e Malta).

Para ler também:

 
 
Eunice era notívaga, Ruy madrugador. As histórias de bastidores do último filme que fizeram juntos
 
 

Vida

 

O documentário "Eunice e Ruy - Viagem ao Princípio" estreia hoje na RTP, às 22h30. O realizador, Ricardo Clara Couto, conta ao SAPO24 o que as câmaras não captaram: os bastidores do último projeto em que os dois atores contracenam. No cinema e na vida real.

 
 
 
Pré-publicação de "Os Cinco Homens que Mudaram Portugal". De Cunhal a Eanes, como eles nos trouxeram a democracia
 
 

Vida

 

Mário Soares, Sá Carneiro, Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral e Ramalho Eanes são os políticos responsáveis pela mudança mais importante da história moderna do país: a transição para a democracia. Em "Os Cinco Homens que Mudaram Portugal", a jornalista e investigadora Isabel Nery conta como foram as suas vidas, os seus sucessos e insucessos, o que mais os marcou e o que os fez lutar –, e como todos eles se cruzaram nesse período extraordinário saído de 40 anos de ditadura. O SAPO24 publica em exclusivo um excerto desta obra, editada em Portugal pela Dom Quixote.