Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 18 abr 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A véspera do desconfinamento

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • A partir desta segunda-feira, a generalidade do país entra no terceiro nível de abertura. Mantém-se o dever geral de recolhimento, bem como o teletrabalho obrigatório (nos casos em que tal é possível), mas passa a ser possível, na maioria dos concelhos, sair de casa para ir a qualquer loja, dentro ou fora dos centros comerciais, ao cinema — e às lojas do cidadão.
  • Apesar dos alertas, na semana passada, de que o desconfinamento deveria ser provavelmente adiado, só os municípios de Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande, Penela, Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior não veem a reabertura acontecer.
  • A culpa é dos valores de incidência, comparados com as matrizes de risco. Nestes concelhos (nalguns até por culpa da matemática), os números de casos, apostos ao número de habitantes, faz disparar os alertas — e leva o governo a travar, ou até mesmo recuar, no desconfinamento.
  • Para esta fase não passam os concelhos de Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela, onde se mantêm as regras atualmente em vigor.
  • Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior voltam mesmo às regras anteriores ao desconfinamento: volta a ser proibido sair do município, fecham esplanadas, ginásios, museus, auditórios e lojas com até 200 metros quadrados e porta para a rua.
  • A terceira fase deixa de ser a três velocidades, contudo, no ensino: reabrem todas as escolas, do básico ao secundário, sendo também retomadas as aulas presenciais nas universidades e institutos politécnicos, independentemente de o concelho onde se situem estar na primeira, segunda ou terceira fase de desconfinamento.
  • Regressam também os treinos dos escalões de formações das modalidades consideradas de "médio risco": andebol, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, por exemplo.
  • Corfebol, futebol de praia, hóquei e hóquei em linha, polo aquático, aquatlon, hóquei subaquático e râguebi subaquático também regressarão ao ativo, assim como o râguebi em cadeira de rodas, que completará o leque de desportos para pessoas com deficiência.
  • Nos municípios onde é possível reabrir, lojas e espaços de refeição mantêm, todavia, restrições de lotação e de horário. Aos fins de semana e feriados, mantém-se o encerramento às 13 horas (exceção para os supermercados).
  • Só na próxima fase, prevista para 3 de maio, nos concelhos em que tal seja possível, caem as restrições de horário.
 
 
Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculo e centros comerciais. O que muda a partir desta segunda-feira
 
 

Atualidade

 

A generalidade de Portugal continental avança esta segunda-feira para a terceira de quatro fases do plano de desconfinamento, há ainda concelhos que se mantêm na mesma fase e quatro que recuam. As novas medidas de desconfinamento entram em vigor num país a três velocidades.

 
 
 
Apesar da "paixão pelo verde" que pôs toda a gente à procura de monsteras e calatheas, os produtores de plantas e flores reclamam apoios
 
 

Economia

 

Os produtores de plantas e flores, que chegaram a registar quebras diárias de dois milhões de euros, reclamam apoios a fundo perdido para mitigar o impacto da pandemia de covid-19 e contestam os créditos disponibilizados.

 
 
 
Comércio local de Faro resiste à crise e planeia o futuro
 
 

Atualidade

 

O comércio local na baixa de Faro procura resistir às restrições impostas pelo combate à pandemia de covid-19 e até a loja há mais tempo em atividade no centro da cidade mantém portas abertas e planeia o futuro.

 
 
 
Arora Akanksha, a millennial que quer desafiar Guterres e reformar a ONU
 
 

Atualidade

 

"Precisamos de uma nova ONU e precisamos dela agora". Esta é razão de fundo que leva Arora Akanksha, de 34 anos, a querer assumir o papel de secretária-geral das Nações Unidas. Nascida na Índia, mas com passagens pela Arábia Saudita e Canadá, esta é a história de uma millennial que está descontente com o estado das coisas e quer relembrar a ONU do motivo por que foi criada.

 
 
 
Surfista Frederico Morais avança para os 'oitavos' na Austrália
 
 

Desporto

 

O surfista português Frederico Morais bateu hoje o francês Michel Bourez na segunda bateria da 'ronda de 32' na Narrabeen Classic, na Austrália, terceira etapa do circuito mundial, qualificando-se para os oitavos de final da competição.

 
 
 
Sara Moreira assegura qualificação olímpica na maratona
 
 

Desporto

 

A atleta Sara Moreira assegurou hoje a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao terminar em segundo a maratona disputada em Twente, nos Países Baixos, com o tempo de 02:26.42 horas.