Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 13 dez 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Afinal, quais os incumprimentos no caso das gémeas luso-brasileiras?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) já recebeu o relatório final da auditoria interna ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria e enviou-o à Inspeção-Geral da Saúde e à tutela.

A revelação foi feita hoje pela presidente do conselho de Administração do CHULN, Ana Paula Martins, ouvida na Comissão Parlamentar de Saúde a pedido do PS e sob requerimento potestativo da IL, sobre o "alegado favorecimento de duas bebés gémeas, que sofrem de Atrofia Muscular Espinhal, no acesso ao tratamento com o medicamento Zolgensma".

O que diz o relatório?

Segundo o documento, os controlos internos de admissão, tratamento e monitorização dos tratamentos a crianças com atrofia muscular espinhal entre 2019 e 2023 foram respeitados, à exceção da “referenciação de dois doentes para a primeira consulta de neuropediatria”. Ou seja, a marcação de uma primeira consulta no hospital de Santa Maria pela secretaria de Estado da Saúde foi a única exceção ao cumprimento das regras.

Já quanto ao tratamento das gémeas, Ana Paula Martins disse que o Conselho de Administração “quer crer que não ocorrem no CHULN tratamentos que não seja objetivo de validação favorável clínica”.

Como se soube do caso?

O caso das duas gémeas residentes no Brasil que entretanto adquiriram nacionalidade portuguesa e vieram a Portugal receber, em 2020, o medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal, com um custo total de quatro milhões de euros, foi divulgado pela TVI, em novembro.

As investigações prosseguem?

Além da auditoria interna no Hospital de Santa Maria, o assunto está a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

Por outro lado, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, pediu também ao Conselho Disciplinar da Região Sul da Ordem dos Médicos que avalie o comportamento dos médicos envolvidos no caso das gémeas luso-brasileiras para perceber se há matéria disciplinar em que possa ter intervenção.

 
 
Diogo Paixão
 
 

Hoje, 13 de dezembro, não celebramos apenas o aniversário de Taylor Swift, mas também o impacto profundo que esta artista tem, tanto na indústria da música, quanto no universo do marketing e do branding. Desde as suas origens no Country até se tornar uma estrela global do Pop e Indie, Swift revela um talento excecional e uma perspicácia para os negócios que ultrapassam as tabelas de vendas. Continuar a ler

 
 
 
Obrigado ou obrigada?
 
 

Vida