Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 23 jun 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

As 27 portas abertas à Ucrânia na UE

 
 

O que está em causa? Os chefes de Estado e de Governo dos 27 vão debruçar-se sobre as recentes recomendações da Comissão Europeia relativamente aos pedidos de adesão apresentados pela Ucrânia, Moldova e Geórgia.

Quais foram as recomendações? O executivo comunitário recomendou a atribuição do estatuto de países candidatos à Ucrânia e Moldova, enquanto para a Geórgia propõe que lhe seja dada apenas “perspetiva europeia”, por considerar que são necessários mais passos para o estatuto de país candidato.

Qual será a decisão dos 27? Os Estados-membros deverão seguir a recomendação da Comissão e aprovar o estatuto de candidatos para Ucrânia e Moldova sem imporem condições suplementares. Na terça-feira, num Conselho de Assuntos Gerais — ao nível de ministros responsáveis pelos Assuntos Europeus -, registou-se um “consenso total”.

Qual a posição de Portugal? “Falei hoje [21 de junho] com o Presidente Zelensky. Confirmei que, na sequência do parecer da Comissão Europeia, Portugal apoiará a concessão do estatuto de candidato à Ucrânia no próximo Conselho Europeu”, escreveu António Costa na rede social Twitter.

Na última sexta-feira, conhecida a recomendação do executivo comunitário, o primeiro-ministro, António Costa, adiantou que Portugal irá acompanhá-la, mas advertiu também que um alargamento da UE vai exigir uma reflexão sobre a “futura arquitetura institucional e orçamental”, e disse esperar que todos estejam conscientes desse caminho coletivo.

 
 
 
 

 
 

Durante anos, defendi a TAP como quem defende o país e o seu bom nome, uma companhia de bandeira, a nossa. Aqui chegada, a minha relação com a TAP terminou, é um divórcio sem retrocesso, não sobra nem uma réstia de amizade.  Continuar a ler