Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 15 ago 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Não passou de um susto e acabou tudo bem. E o presidente Marcelo estava lá

 
 

Edição por Abílio dos Reis

Se o mundo desportivo ainda está a recuperar da hecatombe blaugrana que ontem sucedeu no Estádio da Luz, e ao mesmo tempo não está conseguir lidar com a fotografia de Lionel Messi sentado no balneário que já se tornou viral, há outras imagens que estão a marcar o dia de hoje: as de Marcelo Rebelo de Sousa a ajudar duas jovens que caíram ao mar de uma canoa na praia do Alvor, no concelho de Portimão.

O Chefe de Estado está a passar seis dias de férias no Algarve para tentar impulsionar o turismo na região e foi neste âmbito que Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas junto à praia dos Três Irmãos, abordou a questão dos corredores aéreos britânicos ("ninguém percebe porque é que o corredor aéreo britânico não abre") e o relatório da Ordem dos Médicos relativamente ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz onde morreram 18 pessoas (a justiça tem "muita matéria para apreciar").

Ora, acontece que a câmara da SIC ainda estava no local depois destas declarações e filmou o "salvamento" levado a cabo pelo Chefe de Estado português, qual Mitch Buchannon da série Marés Vivas, quando foi tomar "o seu primeiro banho do dia".

As imagens mostram que Marcelo nadou em direção às duas raparigas para prestar auxílio assim que se apercebeu da situação. No entanto, também revelam que à sua chegada à canoa já se encontrava no local outro concidadão a tentar virar a embarcação e que uma mota de água do Instituto de Socorros a Náufragos já estava a fazer uma espécie de monitorização. Mas a história, relatada pelo próprio.

"Aquelas jovens vinham de outra praia. E como havia uma corrente muito grande a Oeste foram arrastadas para fora em direção a esta praia. Viraram-se, engoliram muita água e não eram capazes nem de virar, nem de subir [para a canoa], nem nadar, tal era a força da corrente. Foi possível empurrá-las, evitando a corrente que estava muito forte. Felizmente houve ali uma ajuda de outro patriota e assim os dois conseguimos ajudar as jovens", começou por contar o Chefe de Estado, que deixou ainda um conselho.

"No futuro, há que ter cuidado. Porque apesar de terem coletes, não sabendo nadar muito bem, querer ao mesmo tempo querer ficar com a canoa e vir para terra, na idade delas, era difícil", disse o Presidente.

Tudo não passou de um susto e acabou bem. Ou seja, foi só um dia em que o eterno professor Marcelo Rebelo de Sousa foi dar umas braçadas, mas acabou por ser também um bocadinho nadador-salvador.

 
 
Marçal? Não estava a contar ver-te por aqui
 
 

Desporto

 

Uma carta aberta a um jogador que conhece bem Portugal e cuja equipa é uma presença improvável nesta fase da competição. O Lyon não tem um futebol apaixonante, mas o reconhecimento da sua condição levou o emblema francês mais longe do que se podia pensar. Agora, Marçal pode desfrutar, sorrir e, quem sabe, continuar a vencer.

 
 
 
Guardiola e o peso do sucesso. É um trabalho duro, mas é um trabalho que amas
 
 

Desporto

 

Carta ao treinador do Manchester City, que podia ser campeão nos próximos 40 anos, encontrar a cura para a Covid-19 e alcançar a paz mundial que continuaria a ser criticado por não ter voltado a ganhar uma Liga dos Campeões.

 
 
 
Covid-19: Ministra da Segurança Social diz que a dimensão dos surtos em lares "não é demasiado grande", mas admite a falta de funcionários
 
 

Atualidade

 

A ministra da Segurança Social admitiu que faltam funcionários nos lares, lembrando que há um programa para colmatar essa falha, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 “não é demasiado grande em termos de proporção”.

 
 
 
Covid-19: Mais três mortos e 198 casos confirmados em Portugal
 
 

Atualidade

 

Portugal somou nas últimas 24 horas mais três mortos e 198 casos confirmados de covid-19. Os números foram atualizados este sábado pelas autoridades de saúde.

 
 
 
Intervalos mais curtos, alunos a ajudar a limpar salas e cantinas com 'take away'. Eis o que vai ser o próximo ano letivo
 
 

Atualidade

 

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de takeway são algumas das mudanças previstas por diferentes escolas para o próximo ano letivo.

 
 
 
Os três lados de uma chamuça. No prato, no pão ou à sobremesa
 
 

Vida

 

"A Chamuçaria" é um projeto que envolve três gerações da mesma família. Vende três variedades de chamuças salgadas – mar, vegetais e carne – ilustradas em nove cores. Shahid Merali que garante que nunca se pede só uma chamuça, quer democratizar a forma triangular, fazendo-a saltar de um simples aperitivo para uma refeição no prato, com acompanhamentos, ou no pão, como se de um croissant de queijo se tratasse. E uma sobremesa crocante para terminar.

 
 
 
Acho Que Vais Gostar Disto: Crises de Pouca-Idade
 
 

Vida

 

Olá! Numa semana morna no que diz respeito a estreias, na edição 40 de “Acho Que Vais Gostar Disto”, trazemos uma série aclamada que finalmente chega a Portugal, destacamos um podcast sobre histórias dos efeitos do confinamento no nosso país e terminamos a imaginar como a pandemia poderia alterar a narrativa de um filme clássico. Para leres já de seguida!