Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 09 set 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

As principais queixas no regresso às aulas

 
 

A reabertura das escolas está aí à porta, com milhares de crianças a prepararem o regresso, sendo que muitas dão o pontapé de saída para o ano escolar já esta semana.

Numa análise feita pelo Portal da Queixa, houve um total de 483 reclamações realizadas até ao momento. Destas, 424 foram dirigidas ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, nomeadamente devido à utilização do Portal das Matrículas, "que gerou 73.8% das queixas publicadas".

"A falta de vagas, com especial enfoque no pré-escolar, é o segundo motivo mais reportado. Uma realidade grave - que espelha a indignação e desespero de vários pais que não conseguiram colocação para os filhos neste ano letivo -, retratada em 15.7% das reclamações", lê-se.

Sempre com o Ministério como principal alvo, "os pais queixam-se também dos atrasos no pagamento de subsídios ou bolsas de mérito, a motivar 3.7% das ocorrências".

Mas as queixas não ficam por aqui. "Já a plataforma MEGA (Manuais Escolares Gratuitos), que soma este ano 59 reclamações, esteve na mira da insatisfação dos pais e encarregados de educação, sobretudo, nos últimos meses. Os principais motivos de reclamação estão relacionados com os atrasos na entrega dos manuais que já foram requisitados, a originar 35.2% das queixas apresentadas. Segue-se a falta de manuais (referente à falta de stock e entrega incompleta dos livros), motivo reportado em 33.3% das ocorrências. Já a dificuldade para obtenção do voucher (falta ou atraso) motivou 22.2% das denúncias", referem.