Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 22 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Brasil, a terra que já existia antes de ser descoberta

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • Indígenas de diferentes regiões do Brasil vão acampar a partir de hoje em Brasília, capital do país, para tentar travar projetos que tramitam no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF) e que ameaçam os direitos dos povos nativos.
  • Denominado "Luta Pela Vida" e organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), o acampamento está previsto ser realizado entre 22 e 28 de agosto, segundo um comunicado divulgado por associações que agregam diferentes povos originários brasileiros.
  • Entre os focos de luta dos povos nativos está a retoma da votação do polémico julgamento sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil, que está prevista para a próxima quarta-feira.
  • Entre as organizações que estarão presentes no acampamento está o "Parlaíndio Brasil", um parlamento indígena aberto, que visa dar voz e visibilidade política aos 305 povos originários do país, e que foi criado em maio.
  • No acampamento, o parlamento indígena será representado pelo cacique Almir Suruí, coordenador do Parlaíndio, Édson Kayapó, ambientalista e ativista do movimento indígena, Telma Taurepang, antropóloga e coordenadora da União de Mulheres Indígenas da Amazónia, e Ninawa Huni Kuin, presidente da Federação do Povo Huni Kuin do estado do Acre.
  • Os enviados do Parlaíndio irão reunir-se com representantes da Câmara dos Deputados e com o presidente da comissão de defesa dos povos indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil, segundo informou este movimento em comunicado.
  • Atualmente, vivem mais de 900 mil indígenas no Brasil, de 305 povos distintos, que falam mais de 180 línguas, de acordo com dados do Parlaíndio.
 
 
Afeganistão: Sete afegãos morreram esmagados no caos do aeroporto de Cabul
 
 

Atualidade

 

Sete civis afegãos morreram esmagados na multidão perto do aeroporto internacional de Cabul, no meio do caos dos que tentam fugir da tomada de poder pelos talibãs, revelaram forças militares britânicas.

 
 
 
FC Porto procura juntar-se a Sporting e Benfica no topo da I Liga
 
 

Desporto

 

O FC Porto procura juntar-se hoje ao campeão Sporting e ao Benfica no topo da classificação da I Liga portuguesa de futebol, na visita ao Marítimo, na terceira jornada.

 
 
 
Policiais (e não só) para ler de toalha estendida — eis alguns livros deste verão
 
 

Vida

 

Férias de verão rimam com policiais, thrillers e mistérios — livros que se é capaz de devorar desde que se enterra o guarda-sol até ao momento em que os nadadores salvadores fazem baixar a bandeira. Porque o calor ainda está para durar e as idas à praia também, esta é uma seleção a considerar para os seus períodos de repouso ao sol.

 
 
 
Covid-19: PSD pede audição de peritos sobre uso de máscaras
 
 

Atualidade

 

O PSD quer ouvir, com urgência, os especialistas em epidemiologia da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre o uso obrigatório de máscaras por causa da covid-19.

 
 
 
Microssatélites estão a ser um problema para a qualidade do céu, avisa a astrónoma Teresa Lago
 
 

Tecnologia

 

Os microssatélites estão a ser um problema para a qualidade do céu noturno, ao limitarem a observação de corpos celestes distantes por serem muito mais luminosos, alertou hoje a astrónoma Teresa Lago.

 
 
 
Marco Neves
 
 
 
 

Quando olhamos para as línguas próximas, são as pequenas diferenças que nos deixam com um sorriso na boca, como se nos fizessem cócegas. Façamos a experiência com cinco palavras catalãs. É uma forma de viajar neste mês de férias... Continuar a ler

 
 
 
Beatriz Monteiro: “O mais importante para mim é levar a minha nação nas costas da minha t-shirt”
 
 

Desporto

 

É a mais jovem atleta na comitiva portuguesa em Tóquio. Aos 15 anos, estreia-se nos Jogos Paralímpicos na estreia de Portugal na modalidade.

 
 
 
Furacão Henri põe fim a concerto em Nova Iorque com Paul Simon e Bruce Springsteen
 
 

Atualidade

 

O furacão Henri, que se aproxima da costa leste dos EUA, obrigou as autoridades a interromper um concerto com milhares de pessoas no Central Park, em Nova Iorque, em que deveriam atuar Paul Simon e Bruce Springsteen, entre outros.

 
 
 
Tapada de Mafra substitui comboio a combustível por veículos elétricos
 
 

Tecnologia

 

A Tapada Nacional de Mafra pôs em funcionamento quatro veículos elétricos para a realização das visitas, substituindo assim o tradicional comboio a combustível, para reduzir a pegada ecológica.