Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 19 nov 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Com o país em perigo, reúnem-se os especialistas

 
 

Edição por António Moura dos Santos

Regressam as reuniões do Infarmed

  • As reuniões sobre a evolução da covid-19 em Portugal, que juntam políticos, especialistas e parceiros sociais, vão ser retomadas, a partir das 10:00, no Infarmed, em Lisboa.
  • Estarão em análise assuntos como a eventual prorrogação do estado de emergência, um balanço das medidas tomadas até agora e a tendência da evolução da covid-19 no país.
  • O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente do parlamento, Ferro Rodrigues, e dirigentes dos partidos com assento parlamentar assistem à reunião.

Um veto por resolver

  • Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão discutir o bloqueio ao plano de recuperação da economia encabeçado pelo primeiro-ministro húngaro, durante uma cimeira por videoconferência inicialmente convocada para abordar a resposta coordenada à covid-19.

  • A Hungria ‘de’ Victor Orbán, apoiada pela Polónia, concretizou a ameaça de bloquear todo o processo de relançamento da economia europeia – assente num orçamento plurianual para os próximos sete anos de 1,08 biliões de euros, associado a um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões - , por discordar da condicionalidade no acesso aos fundos comunitários ao respeito pelo Estado de direito.

  • A cimeira tem início às 18:00 em Bruxelas (17:00 em Lisboa), sendo Portugal representado pelo primeiro-ministro António Costa.

Grammys com representação lusa

  • Os músicos Camané e Mário Laginha e a cantora Maria Mendes estão nomeados para os prémios de música Grammy Latinos 2020, que hoje são entregues em Miami, nos Estados Unidos.

  • O fadista Camané e o pianista Mário Laginha estão indicados na categoria de "Melhor Álbum de Raízes" em língua portuguesa, com o disco "Aqui está-se sossegado", a partir do repertório de fado.

  • A cantora de jazz Maria Mendes está indicada para o Grammy Latino de "Melhor arranjo", com o tema "Asas Fechadas", de Amália Rodrigues, que gravou no álbum "Close to me", com John Beasley e a Metropole Orkest da Holanda, lançado em outubro de 2019. "Close to me" é o terceiro disco da cantora portuguesa, radicada há mais de uma década na Holanda, e o primeiro totalmente cantado em português.

Um balão de oxigénio

  • As empresas que beneficiaram do incentivo extraordinário à normalização da atividade podem a partir de hoje aceder ao apoio à retoma sem terem de devolver as ajudas já recebidas, que, segundo o Governo, ascendem a 236 milhões de euros.
  • Em causa estão as empresas que receberam o apoio à normalização da atividade, após terem estado em 'lay-off' simplificado e que até agora só podiam aceder ao apoio à retoma (medida que veio suceder ao 'lay-off' simplificado) se devolvessem as ajudas já recebidas naquele âmbito.
 
 

Revista de Imprensa: A distribuição da vacina para a Covid-19, testes rápidos na farmácia e o congresso do PCP

 
 

Sábado:

- “A rede de cunhas e favores de Salazar”

- “Caso do hidrogénio: MP gravou conversas entre Galamba e Siza Vieira”

- “Especialistas identificam uma tendência: Pandemia aumentou número de partos em casa”

- “Quem são os recordistas dos exames? Político madeirense já fez 29 testes à covid-19”

Visão:

- “RNA: A terapia que nos devolve a esperança”

- “António Damásio: ‘Só porque somos espertos e bem-educados não significa que tenhamos sempre razão”

- “As recordações de Obama: Da infância até à Casa Branca”

Público:

- “Farmácias fazem testes rápidos para detetar covid-19 à margem das regras”

- “IRS: Isenção pode chegar a mais 20 mil pessoas com baixos salários”

- “Profissionais do SNS estão impedidos de se despedirem durante o estado de emergência”

- “Moçambique: Jihadistas estão a preparar ataque em Cabo Delgado”

- “’Toy Story’, 25 anos: O filme que mudou o cinema de animação”

Jornal de Notícias:

- “Passes de Porto e Lisboa vão poder ser usados no táxi”

- “Fronteiras concelhias fechadas nos dois fins de semana alargados”

- “Covid-19: Governo prepara distribuição da vacina já em janeiro”

- “Patentes: Comandante da GNR quer duplicar número de generais”

- “DGS: depois do Avante, PCP negoceia medidas para Congresso”

- “Confinamento: Tribunal diz que detenção de emigrantes foi ilegal”

Jornal i:

- “Entrevista a Mónica Fonseca, médica de família e dirigente da Ordem dos Médicos: ‘Há utentes que me preocupam mais do que certos idosos’”

- “Sem-abrigo: Associações em pé de guerra pelos apoios da Câmara de Lisboa”

- “Sindicato cria protesto e leva 207 bonecos para escola da PSP

- “Joana Mortágua escreve sobre João Miguel Tavares e a falta de princípios”

- “CMVM obriga Mário Ferreira a lançar OPA sobre Media Capital”

Correio da Manhã:

- “Limite de 7500 euros castiga restaurantes: Prejuízo de milhões com apoio de tostões”

- “Pai acusa madrasta do homicídio de Valentina”

- “Cristina tira 9 mil € por mês a Fátima Lopes”

- “Tancos abre crise no Ministério Público”

- “Legionela no Norte: Unidade da Longa Vida suspeita do surto mortal”

- “Castelo Branco: Autarca desconhece lei em negócios de família”

Negócios:

- “Alta tensão no 5G”

- “Orçamento do Estado: Pacote negociado com a esquerda custa mais de mil milhões”

- “Acionistas da concessão Algarve Litoral em guerra”

- “Vacina perde efeito nos mercados”

A Bola:

- “Vieira e Rui Costa assumem futebol: Tiago Pinto vai para a Roma e não será substituído”

- “Taça dos sonhos: Reportagem com os adversários dos três grandes”

- “Conceição abre a porta a Hulk”

Record:

- “Sporting: Tabata está de volta”

- “FC Porto: Maxi Pereira reclama 1,2 M€”

- “Entrevista: Borevkovic: ‘Vou render bom dinheiro ao Rio Ave’”

- “Europeu Sub-21: Portugal-Holanda (2-1): Bis de Fábio Vieira”

O Jogo:

- “Cubillas conta como foi: Antigo craque peruano estreou-se pelo FC Porto em 1974 frente à CUF, atual Fabril, próximo adversário dos dragões na Taça”

- “Benfica: Lucas Veríssimo inflaciona”

- “Sporting: ‘Interessados dispararam’: Aposta na formação leva mais jovens à procurar os leões”

- “Braga: Época acabou para Moura”

 
 
 
 

 
 

Miguel Sousa Tavares entrevistou André Ventura e eu tive vergonha, confesso. Continuar a ler