Como vai ser a nossa vida depois da semana de contenção?
Edição por Tomás Albino Gomes
A vida para além da semana de contenção que termina este domingo, e que fica marcada pelo adiamento do início do segundo período na escola pública e pelo teletrabalho obrigatório, quando possível, terá regras menos rigorosas, sobretudo para quem já foi inoculado com a dose de reforço.
Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros em que foram anunciadas as novas medidas de controlo da pandemia, António Costa considerou que o país se encontra numa situação “tranquila” no que respeita à contenção de casos graves da covid-19 e, "apesar de ser previsível um crescimento significativo do número de casos, podemos avançar na próxima semana — com cautela".
“Não estamos numa situação de pressão sobre os internamentos, quer em cuidados gerais, quer em cuidados intensivos. Temos neste momento no nosso sistema hospitalar cerca de 16 mil pessoas internadas e menos de 10% são doentes covid-19”, afirmou o líder do executivo no final da conferência de imprensa.
“Caso a situação se alterar, teremos sempre em conta os diferentes indicadores, que tem a ver com a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde”, ressalvou.
O que muda?
Nas escolas
O certificado digital passa a ser obrigatório para acesso a:
A apresentação de resultado negativo de teste COVID-19 passa a ser obrigatória para acesso a:
Também a ter em conta
Recorde-se que, devido às novas normas da DGS, existem ainda mudanças nos isolamentos:
Atualidade
Debates na TV | 6 de janeiro
17h00: PCP Vs. Livre (CNN Portugal)
21h00: PS Vs. Chega (RTP1)
22h00: BE VS. IL (SIC Notícias)