Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 11 mai 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Depois da agressão à Cidade Santa, discutem-se os "crimes israelitas"

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Aumenta a tensão entre Israel e Palestina

  • No Cairo, reúne-se de emergência o Conselho da Liga Árabe para analisar a crescente tensão entre Israel e a Palestina, sobretudo os acontecimentos registados na segunda-feira, em Jerusalém. A reunião estava prevista inicialmente para segunda-feira.
  • Hossam Zaki, secretário-geral adjunto da Liga Árabe, disse que o encontro vai discutir os “crimes israelitas” e os “ataques contra locais sagrados islâmicos e cristãos na Jerusalém ocupada”, especialmente à Mesquita de Al-Aqsa, e ataques a fiéis.
  • Novos confrontos opuseram segunda-feira, na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, fiéis palestinianos à polícia israelita, causando mais de 300 feridos, a grande maioria palestinianos, após um fim de semana de violência na cidade.
  • A situação agravou-se depois de o movimento islâmico Hamas, que governa na Faixa de Gaza, ter disparado dezenas de foguetes em direção a Israel como medida de retaliação. Em resposta, Israel atacou alvos na Faixa de Gaza, provocando 20 mortos, segundo as autoridades de saúde palestinianas.

Será hoje?

  • O Sporting Clube de Portugal pode sagrar-se hoje campeão nacional de futebol, 19 anos depois, caso vença em casa o Boavista, em jogo da 32.ª jornada da I Liga.
  • Nos três jogos que lhe restam num campeonato de estádios sem público devido à covid-19, o Sporting precisa de apenas dois pontos para voltar a festejar o título mais importante do futebol português, que foge ao clube lisboeta desde 2002.
  • A equipa treinada por Rúben Amorim segue invicta na prova, com 24 vitórias e sete empates, e em busca do primeiro registo de sempre sem derrotas num campeonato a mais de 30 jornadas.
  • No jogo marcado para as 20:30, no estádio José Alvalade, o Sporting tem pela frente o Boavista, atual 16.º classificado, em lugar de acesso ao ‘playoff’ de manutenção.
  • O Sporting tem cinco pontos de avanço sobre o FC Porto, que venceu o Farense por 5-1, na segunda-feira, e ficou mais próximo de assegurar a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.
  • Os atuais campeões nacionais têm sete pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o Benfica, que visita hoje o “lanterna-vermelha” Nacional.

Apartamentos para sem-abrigo

  • Mais de 30 pessoas em situação de sem-abrigo deverão a curto prazo poder partilhar apartamentos, segundo os protocolos que serão hoje assinados pela ministra da Solidariedade, Ana Mendes Godinho, e o gestor da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, Henrique Joaquim.
  • Os cinco protocolos visam a criação de soluções habitacionais para 34 pessoas em situação de sem-abrigo na zona da Grande Lisboa.
  • Segundos dados do início deste ano, Portugal terá cerca de 7.100 pessoas na condição de sem-abrigo, quase dois terços concentradas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, mas também na região do Algarve.
  • Desde novembro de 2020, foram já assinados 17 protocolos para soluções habitacionais, entre projetos ‘Housing First’ e habitações partilhadas, com capacidade para 300 pessoas.
 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Duas eleições nesta última semana, no Reino Unido e em Madrid, ditaram estrondosas derrotas da esquerda moderada, trabalhista ou socialista. As sondagens a um ano das eleições presidenciais em França colocam Marine Le Pen com 46%, e com a vantagem de Macron (aparece com 54%) a ser sucessivamente encurtada. Parece evidente que as esquerdas, que dominaram a política europeia nas últimas duas décadas do século XX, estão com um problema. Continuar a ler

 
 
 
ONU: Se escolhermos o status quo, estaremos a escolher o falhanço
 
 

Opinião

 

A opinião de Arora Akanksha, a millennial que quer desafiar Guterres