Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 01 fev 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Detidos 28 "simpatizantes" do Benfica e do Sporting. Porquê?

 
 

Vinte e oito "simpatizantes do Benfica e do Sporting" alegadamente envolvidos em confrontos foram hoje detidos no âmbito de uma operação de "grande envergadura" na área da Grande Lisboa e na margem sul do Tejo, segundo a PSP.

O que aconteceu?

Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa, a Divisão de Investigação Criminal deu "cumprimento a 29 mandados de detenção emitidos por autoridade judiciária, bem como a 30 mandados de buscas domiciliárias".

No inquérito que deu origem a esta ação são investigadas "situações de agressões, entre grupos de adeptos e contra a polícia, crimes de roubo, dano qualificado e participação em rixa".

Quem são estes adeptos detidos?

Segundo as autoridades, 27 pessoas foram detidas através de mandados de detenção e uma outra em flagrante delito, na posse de uma arma de fogo. Foram também apreendidos na operação artefactos pirotécnicos, drogas e armas brancas.

De acordo com a força de segurança, a operação policial incidiu sobre o movimento "Casual" em Portugal, "ligado ao fenómeno desportivo".

O comissário responsável pela operação, André Teixeira, referiu à Lusa que os adeptos são todos "jovens e homens". Estão em causa "membros [de claques], simpatizantes e adeptos do Sporting e do Benfica, inclusive membros da Juve Leo e dos No Name Boys", que "ocultavam a própria identidade e, através de violência, afirmavam-se nas claques".

Contudo, escusou-se a revelar se os detidos têm antecedentes criminais, adiantando não ter informação específica sobre o assunto de momento.

Que caso concreto motivou as detenções? 

André Teixeira explicou que as detenções de hoje têm a ver com "dois crimes distintos" ocorridos em abril do ano passado junto aos complexos desportivos do Sport Lisboa e Benfica (SLB) e do Sporting Clube de Portugal (SCP).

Em causa, segundo o responsável, estão crimes de "roubo, de participação em rixa, ofensas à integridade física agravadas, inclusive a agentes da polícia".

Apesar de não descrever em concreto as duas situações ocorridas em abril passado, André Teixeira adiantou que ambas aconteceram "no final ou antes do jogo, nunca durante o mesmo", e nas imediações dos estádios de futebol dos dois clubes lisboetas.

O que vai acontecer aos adeptos?

Para já, sabe-se apenas que os detidos estão na esquadra da PSP de Benfica e que vão ser ouvidos na quinta-feira.

 
 
Patrícia Reis
 
 

Muito se tem dito e escrito sobre o palco para a Jornadas Mundiais da Juventude. O valor assusta qualquer mortal, para mais nos tempos que correm. É fácil criticar, sempre foi, sempre será. Mais fácil ainda destruir, só porque sim.  Continuar a ler

 
 
 
Manuel Cardoso
 
 

Rui Costa é capaz de ser uma daquelas pessoas que olha para um cigarro como medida de tempo. Eis a cronologia do maço consumido ao longo das últimas horas de Enzo Fernández no Benfica. Continuar a ler