Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 10 mar 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

"É na dicotomia entre a alta arrogância tecnológica e a imensa fragilidade humana que este século se vai caracterizar". À conversa com Boaventura de Sousa Santos

 
 

Por Inês F. Alves

"A pandemia foi o primeiro grande ensaio a nível global de como se pode controlar populações".

"Não soubemos até agora encontrar o nosso lugar na Europa de uma maneira que seja condizente com aquilo que somos e que somos capazes de fazer"

"O avanço da China não é apenas mérito da China, é demérito do mundo ocidental, capitalista"

"Não descolonizámos a sociedade depois do 25 de Abril. Não descolonizamos devidamente e não fizemos uma análise histórica e o julgamento do terrorismo de Estado e dos crimes da ditadura"

  • Estas são apenas algumas das reflexões que pode encontrar na conversa entre Isabel Tavares e Boaventura de Sousa Santos, publicada esta quarta-feira no SAPO24.
  • Foi partir de Quintela, a 30 quilómetros de Coimbra, através de Skype, que o sociólogo abordou os problemas que marcam este século, o que nos espera e o que podemos mudar.
  •  Aos 80 anos, e sem sair da casa de família na aldeia, Boaventura de Sousa Santos fez um breve retrato da sociedade portuguesa e dos políticos que a guiam.
 
 
Boaventura de Sousa Santos: "A pandemia foi o primeiro grande ensaio a nível global de como se pode controlar populações"
 
 

Atualidade

 

Os problemas que marcam este século, o que nos espera e o que podemos mudar. Boaventura de Sousa Santos, sociólogo, conversa com o SAPO24 sobre os temas que dominam a atualidade. E o futuro também.

 
 
 

Ainda a marcar a atualidade

 
 

Rumo a mais uma renovação do estado de emergência

  • Marcelo Rebelo de Sousa ouve hoje os nove partidos com assento parlamentar, por videoconferência, sobre a renovação do estado de emergência.
  • As audiências começaram às 11h00 e vão prolongar-se até às 17:00, por esta ordem: CDS-PP, Chega, PEV, PAN, Iniciativa Liberal, PCP, BE, PSD e PS.
  • O atual período de estado de emergência termina às 23:59 de próxima terça-feira, 16 de março.

Em vias de conhecer o plano de desconfinamento

  • O Governo apresenta hoje aos parceiros sociais o plano de desconfinamento numa reunião da Concertação Social que conta com a presença da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, e do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
  • Constatando que a “economia está fechada”, mas que os “portugueses não estão a ficar em casa”, a CIP - Confederação Empresarial de Portugal mostra-se favorável a um plano de desconfinamento faseado, com a abertura, na próxima semana, das creches, jardins infantis e ensino até ao sexto ano, cabeleireiros, livrarias e alfarrabistas. Já a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) aponta o dia 17 de março como a data de início da reabertura das atividades económicas.
  • Esta quinta-feira, 11 de março, o Governo vai apresentar ao país o plano de desconfinamento.

O quão preparados estamos para um tsunami?

  • Um alerta de tsunami simulado vai ligar as entidades da proteção civil portuguesa às suas congéneres de vários países num exercício para testar a velocidade de reação numa situação real.
  • O exercício NEAMWAVE’21 centra-se nas comunicações que seriam necessárias em caso de um “sismo responsável pela geração de um tsunami com impacto na costa portuguesa”.
  • De Portugal serão chamados a intervir a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Marinha, corpos de bombeiros do litoral e de localidades no estuário de rios, dos Açores e Madeira, bem como outras entidades com responsabilidade em operações de socorro.
  • Entre as 08:30 e as 14:00, o IPMA estará em contacto com as entidades de gestão de emergências de países como Marrocos, Espanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha ou Irlanda, servindo como Centro de Alerta de Tsunamis.

 
 
 
 

 
 

A volta ao mundo em 80 confinamentos. Continuar a ler